Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYGGC
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | That's the how and the why and the where: literary tradition and revisionism in the poetry of Eavan Boland and Carol Ann Duffy |
Authors: | Jussara Regina de Oliveira |
First Advisor: | Sandra Regina Goulart Almeida |
First Referee: | Jose de Paiva dos Santos |
Second Referee: | Luiz Manoel da Silva Oliveira |
Abstract: | Nesta dissertação examino as obras Outside History e The Worlds Wife, coletâneas de poemas de Eavan Boland e Carol Ann Duffy, respectivamente. Meu principal objetivo é fazer uma análise comparativa de suas obras, que podem ser consideradas revisões feministas, ediscutir as implicações de tais revisões para a história e a tradição literária de autoria feminina. Primeiramente, discuto o contexto histórico no qual as mulheres produziram literatura através dos séculos. Particularmente, interessa-me explorar os principais aspectosque, de alguma forma, contribuíram para distanciar a literatura produzida por homens daquela produzida por mulheres. Em segundo lugar, analiso como Boland e Duffy exploram diferentes temas em suas obras a partir de uma perspectiva revisionista, considerando o conceito de revisão de Adrienne Rich. Argumento que a poesia revisionista dessas autoras contesta a tradição literária ocidental e o cânone por meio da transgressão e do conceito de profanação, baseando-me na teorização de Giorgio Agamben. Finalmente, considero as diferenças e semelhanças na maneira como cada autora explora os principais temas em suas obras de maneira a transgredir e profanar o cânone e a tradição literária. Argumento que, como resultado de sua profanação, as autoras atuam no sentido de construir e consolidar a história e a tradição literária de autoria feminina. |
Abstract: | In this thesis I examine the works Outside History and The Worlds Wife, collections of poems by Eavan Boland and Carol Ann Duffy, respectively. My main goal is to make a comparative analysis of their works as feminist re-visions in order to discuss the implications of such re-visions to womens literary history and tradition. First, I discuss the historicalcontext in which women have produced literature throughout the centuries. Particularly, it interests me to explore the main aspects that somehow have contributed to distance mens literary production from womens. Second, I analyze how Boland and Duffy explore differentthemes in their works from a revisionist perspective, considering Adrienne Richs concept of re-vision. I argue that their revisionist poetry contests the Western literary tradition and the canon by means of transgression and the concept of profanation, based on Giorgio Agambens theorizations. Finally, I consider the differences and similarities in the way each author explores the main themes in their works in order to transgress and profane the literary canonand tradition. I argue that, as result of their profanation, the authors help to build and consolidate womens literary history and tradition. |
Subject: | Feminismo na literatura Poesia inglesa História e crítica Duffy, Carol Ann World's wife Crítica e interpretação Mulheres na literatura Crítica literária feminina Boland, Eavan Outside history Crítica e interpretação Poesia irlandesa História e crítica Identidade sexual na literatura |
language: | Inglês |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYGGC |
Issue Date: | 15-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_jussara_regina_de_oliveira.pdf | 613.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.