Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
Autor(es): Flávia Almeida Vieira Resende
primer Tutor: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
primer miembro del tribunal : Tereza Virginia R Barbosa
Segundo miembro del tribunal: Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo Souza
Tercer miembro del tribunal: Júlia Morena Silva da Costa
Cuarto miembro del tribunal: Elen de Medeiros
Resumen: Esta tese visa a investigar como e por que o imaginário mítico de Antígona, veiculado a partir da obra homônima de Sófocles, perdura e é tantas vezes retomado, mantendo um caráter prioritariamente político, nas literaturas dramáticas modernas e contemporâneas. O corpusdeste trabalho abrange especificamente quatro reescritas de Antígona Antígona, de Jean Anouilh (França, 1944), Antígona de Sófocles, de Bertolt Brecht (Alemanha, 1948), Antígona Furiosa, de Griselda Gambaro (Argentina, 1986), e Antígona, de José Watanabe e Yuyachkani(Peru, 2000). Essas obras foram organizadas em dois macrocontextos distintos: Europa durante e logo após a Segunda Guerra Mundial; e América Latina. Essa escolha favorece um olhar paradigmático para as retomadas do mito de Antígona em contextos de violência e estado de exceção. Em momentos em que a vida humana perde o valor e em que o poder estabelecido ganha suporte jurídico para exterminar em nome de uma segurança nacional, a imagem mítica de Antígona parece ressurgir com mais intensidade, como aquela que clama por justiça e por sepultura digna aos mortos. A partir do corpus analisado, e com uma metodologia interdisciplinar, com referências variadas, segundo a necessidade de cada contexto e de cada dramaturgia, procurou-se investigar as condições de possibilidade das apropriações do imaginário mítico de Antígona, compreendendo que este mantém, a cada atualização, um caráter prioritariamente político.
Abstract: This thesis aims to investigate how and why the mythical imaginary of Antigone, disseminated from the homonymous Sophocles play, endures in recent writings and is often restored, maintaining a primarily political nature in modern and contemporary dramatic literature. The corpus of this work covers specifically four rewrites of Antigone Jean Anouilhs Antigone (France, 1944), Bertolt Brechts Antigone of Sophocles (Germany, 1948), Griselda Gambaros Antígona Furiosa (Argentina, 1986), and José Watanabe and Yuyachkanis Antígona (Peru, 2000). These works were organized into two distinct macrocontexts: Europe during and shortly after the Second World War; and Latin America. Thischoice supports a paradigmatic view at the rewrites of the myth of Antigone in contexts of violence and state of exception. When human life loses its value and when the established power acquires legal support to exterminate in the name of national security, the mythical image of Antigone seems to reappear with more intensity, as she calls for justice and a worthy burial for the dead. From the corpus analyzed, and with an interdisciplinary methodology, with varied references according to the request of each context and each play, this thesis tried to investigate the conditions of possibility for the appropriations of the mythical imaginary ofAntigone, understanding that it maintains, in each play, a primarily political nature.
Asunto: Teatro político alemão História e crítica
Política na literatura
Teatro político chileno História e crítica
Antígona (Mitologia grega) na literatura
Teatro político latino-americano História e crítica
Teatro político argentino História e crítica
Sófocles Antígona Crítica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG
Fecha del documento: 13-feb-2017
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf12.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.