Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALSG2J
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Underground: marginalidade e contracultura em A fúria do corpo, de João Gilberto Noll
Autor(es): Thales Saymon Mendes Cunha
Primeiro Orientador: Maria Zilda Ferreira Cury
Primeiro membro da banca : Melania Silva Aguiar
Segundo membro da banca: Fabio Figueiredo Camargo
Resumo: Esse estudo baseia-se nas relações de oposição entre autoritarismo e resistência presentes no romance A fúria do corpo, de João Gilberto Noll. O autor porto-alegrense é um dos escritores da literatura brasileira contemporânea que renunciou às formas tradicionais de representação, adotando procedimentos alternativos de produção literária. O romance em foco aborda tematicamente um mundo à margem, despido de um idealismo nacional, conservador e totalitário. Esse trabalho perscruta, nesse sentido, a relação entre esse romance e um movimento político-cultural que teve sua base nos anos de 1960, aquele que é mais conhecido como contracultura. Exploramos os componentes subversivos presentes nessa narrativa, tendo em vista a posição de resistência que ela assume frente à presença de violência e autoritarismo, encontrados, sobretudo, no período da ditadura militar no Brasil. Discutimos também a representação da marginalidade, principalmente a partir de seus personagens, além de refletir sobre princípio de errância e sobre o trânsito permanente das personagens do romance, dialogando com o chamado movimento beat norte-americano.
Abstract: This study is based in the opposite relations between authoritarianism and resistance in the romance A fúria do corpo by João Gilberto Noll. The porto-alegrense author is one of the contemporary Brazilian literature authors that have renounced the traditional representation ways adopting alternative procedures of literary production. The romance addresses a peripheral world bared of a national idealism, conservative and totalitarian. This thesis peers in this way the relationship between this romance and a political and cultural movement that had its beginning in the 60s, the one well known as counterculture. We have explored the subversive components present in the mentioned narrative observing the resistance position that it assumes in the presence of violence and authoritarianism found, above all, in the military dictatorship period in Brazil. We have also discussed the marginality representation, especially from the characters, besides reflecting about the wandering principle and about the permanent traffic of characters in the romance, relating to the North-American movement beat.
Assunto: Política e literatura
Contracultura
Geração beat Estados Unidos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALSG2J
Data do documento: 27-Ago-2014
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