Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAHL8
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elcio Loureiro Cornelsen | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcia Maria Valle Arbex | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Emílio Carlos Roscoe Maciel | pt_BR |
dc.creator | Cristiano Elias de Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T14:44:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T14:44:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAHL8 | - |
dc.description.abstract | The present work intends to analyze two works, one cinematographic, the other literary with the intention of shed some light on issues related to studies about time, literature and cinema. However we will take as a starting point a less intense analysis about philosophy, so it will not be the intention of this dissertation a broader approach with regard to the studies on the time in philosophy, this will explain, therefore the absence of some authors like Bergson, Heidegger and the approach less time consuming work of others like Deleuze. The general objective of this dissertation was to explain the relationship of time in film and literature using, for others, John dos Passoss novel, 1919, and Rogério Sganzerla' s film, O Bandido da Luz Vermelha. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa uma abordagem de duas obras, uma cinematográfica, a outra literária com o intuito de lançar alguma luz sobre questões relativas aos estudos sobre, tempo, literatura e cinema. Entretanto tomaremos como ponto de partida um viés de menor intensidade filosófica, por isso não será intenção dessa dissertação uma abordagem mais ampla com relação aos estudos sobre o tempo na filosofia, isso explicará, portanto a ausência de alguns autores como Bergson, Heidegger e a abordagem menos demorada da obra de outros como Deleuze. O objetivo geral desta dissertação foi o de explicitar a relação do tempo no cinema e na literatura usando para análise, além de outros, o romance 1919, de John dos Passos, e o filme O Bandido da Luz Vermelha, do diretor Rogério Sganzerla. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | tempo | pt_BR |
dc.subject | John dos Passos | pt_BR |
dc.subject | cinema | pt_BR |
dc.subject | Rogério Sganzerla | pt_BR |
dc.subject.other | Dos Passos, John , 1896-1970 1919 Critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | O bandido da luz vermelha (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Tempo na literatura | pt_BR |
dc.title | A construção e a percepção do tempo nas obras 1919 e O bandido da luz vermelha | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_de_cristiano_elias_de_paulo.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.