Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJBY
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Se uma nova imagem, se uma nova palavra: o diálogo entre A linguagem dos pássaros, do poeta Attar, e as imagens de Kamal al-Din Bihzad
Autor(es): Maria do Carmo Fernandes Nunes Rolla
Primeiro Orientador: Marcia Maria Valle Arbex
Primeiro membro da banca : Jacyntho Jose Lins Brandao
Segundo membro da banca: Mamede Mustafa Jarouche
Terceiro membro da banca: Sylvia Virgínia Andrade Leite
Quarto membro da banca: Maria do Ceu Diel de Oliveira
Resumo: Este trabalho visa examinar a relação palavra e imagem na obra A Linguagem dos Pássaros, do poeta Attar, associada às iluminuras produzidas pelo artista Kamal al-Din Bihazd para ilustrá-la. Nossa hipótese é de que essa relação distancia-se do modelo ocidental ecfrástico e apresenta novos paradigmas para se pensar esse diálogo nas artes visuais e verbais contemporâneas. O estudo apresenta os aspectos plásticos e estruturais da arte do livro persa, o funcionamento das oficinas nas quais eles eram produzidos, incluindo a investigação sobre a identidade das imagens e da palavra escrita naquela cultura e, por fim, uma análise do diálogo entre as imagens produzidas por Bihzad e o texto de Attar no referido manuscrito. As descobertas sobre a influência do Sufismo sobre a produção de Bihzad e Attar, a experiência do imaginário como modo de conhecimento, criação e teofania, o papel do leitor como decifrador de uma mensagem são elementos em destaque na conclusão da pesquisa.
Abstract: This paper aims to analyze the relation word and image in the book The Language of the Birds, from poet Attar, associated to illuminations produced by artist Kamal al-Din Bihazd to illustrate it. Our hypothesis is that this relation distances from the ekphrastic occidental model and presents new paradigms to think this dialog in contemporaryvisual and verbal arts. The study presents the plastic and structural aspects of art in Persian book, the operation of the workshops where they were produced, including the investigation on image identity and written word in that culture and, finally, a dialogue analysis between the images produced by Bihzad and Attars text in the referred manuscript. The findings about the influence of Sufism on Bizhads and Attarsproduction, the experience of the imaginary as a way of knowledge, creation and theophany, the role of the reader as message code-breaker are highlighting elements in the conclusion of this research.
Assunto: Arte iraniana
Arte e literatura
Attar, Farid al-Din , m ca1230 Linguagem dos pássaros Crítica e interpretação
Sufismo
Poesia sufi História e crítica
Literatura persa História e crítica
Bihzãd , ativo séc XVI
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJBY
Data do documento: 7-Mar-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_maria_do_carmo_f_nunes_rolla.pdf3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.