Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMHG8D
Type: Tese de Doutorado
Title: Pelo viés da teatralização: A pedra do reino por Antunes Filho
Authors: Lucimara de Andrade
First Advisor: Leda Maria Martins
First Referee: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Second Referee: Maria de Lourdes Rabetti
Third Referee: Alberto Ferreira da Rocha Júnior
metadata.dc.contributor.referee4: Fernando Antonio Mencarelli
Abstract: Esta tese tem por objetivo a investigação do processo de criação de Antunes Filho, em particular o espetáculo A Pedra do Reino, adaptação para o teatro dos romances de Ariano Suassuna A Pedra do Reino e Rei Degolado, visando refletir acerca de questões relativas à operação teatralizadora do encenador. Nessa perspectiva, buscamos delinear os procedimentos e meios que constituem a encenação das narrativas de ficção realizadas por Antunes ao longo de sua trajetória, sua interlocução com Ariano, a problematização da autoria, as referências dialógicas, os processos de composição cênica e a poética de Antunes, seus métodos de preparação para atores, suas noções de teatralização, prêt-à-porter, manifestação, fonemol, dentre outras. Na montagem de A Pedra do Reino (2006) destacamos o palco nu, os blocos de atores, a natureza multirreferencial da montagem, a cocriação autoral, a dinâmica coreográfica, a linguagem musical, as citações e rasuras, além de outras convenções e inovações cênicas de Antunes.
Abstract: The present research investigates Antunes Filho's creative process, in particular the play A Pedra do Reino, theater adaptation of Ariano Suassunas novels A Pedra do Reino and O Rei Degolado, approaching reflections about issues related to directors theatrical operation context. In this perspective, we seek to delineate the procedures and means which constitute the staging of the fiction narratives, developed by Antunes throughout his trajectory, his interlocution with Ariano, the authorship concept problematization, the dialogical references, the processes of scenic composition and Antuness scenic poetry, his preparation methods for actors, his notions of theaterizing, prêt-à-porter, manifestation, fonemol, among others. In theaterizing of A Pedra do Reino (2006) we highlight the bare stage, the actors' blocks, the multireferential aspect of the montage, the authorial co-creation, the choreographic dynamics, the musical language, the citations and erasures, besides other conventions and scenic innovations of Antunes.
Subject: Antunes Filho, Jose Alves , 1929 Pedra do reino Crítica e interpretação
Teatro brasileiro História e crítica
Ficção brasileira Historia e critica
Literatura e teatro
Adaptações para o teatro
Suassuna, Ariano , 1927-2014 História d'o rei degolado nas caatingas do sertão Crítica e interpretação
Suassuna, Ariano , 1927-2014 Romance d'a pedra do reino e o príncipe do sangue vai-e-volta Crítica e interpretação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMHG8D
Issue Date: 17-Mar-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_lucimara_de_andrade.pdf15.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.