Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AN6KNY
Type: Tese de Doutorado
Title: Análise do priming lexical das composições sintagmáticas em textos publicitários: por uma metodologia em que o léxico seja o ponto central do ensino de língua portuguesa
Authors: Aline Luiza da Cunha
First Advisor: Bruno Oliveira Maroneze
metadata.dc.contributor.advisor2: Sebastião Camelo da Silva Filho
First Referee: Maria Candida Trindade Costa de Seabra
Second Referee: Ieda Maria Alves
Abstract: Esta pesquisa, essencialmente qualitativa e de caráter exploratório, tem por objetivo principal fazer a análise de um corpus de composições sintagmáticas neológicas veiculadas em textos publicitários de três revistas noticiosas, a saber, Veja, Época e IstoÉ. O corpus pertence à base de dados do projeto Observatório de neologismos na publicidade impressa: aplicação ao desenvolvimento da competência lexical, projeto em andamento na Faculdade de Letras sob a orientação do Prof. Dr. Aderlande Pereira Ferraz. A partir da análise das composiçõessintagmáticas espera-se evidenciar não apenas a estrutura lexical dessas unidades, mas o padrão de uso dessas estruturas no que tange aos aspectos semântico, lexical (colocacional) e gramatical (coligacional). Consideramos, portanto, que as informações sobre o padrão de uso das composições em textos reais são essenciais para o contexto de ensino e aprendizagem de língua portuguesa no que se refere ao ensino do léxico e, consequentemente, ao desenvolvimento da competência lexical do aluno. As composições sintagmáticas foramanalisadas, principalmente, à luz da teoria da teoria Lexical Priming (HOEY, 2005) e do enfoque Lexical Approach (LEWIS, 1993), que têm como pressuposto principal o entendimento de que o léxico é sistematicamente estruturado e a gramática é o resultado dessaestrutura lexical e, portanto, o léxico deve ocupar uma posição central no ensino de línguas, ou seja, o ponto de partida das práticas didáticas no ensino de línguas. Os dados foram organizados de modo a evidenciar o priming semântico, priming colocacional (textual) e o priming coligacional das composições sintagmáticas considerando o contexto publicitário. A discussão dos dados foi feita de maneira que fosse estabelecida uma relação direta entre o priming lexical e sua exploração no ensino de português a favor do desenvolvimento das competências lexical e discursiva do aluno em sala de aula. Esperamos com esta pesquisa evidenciar uma nova abordagem de exploração do léxico e, assim, contribuir para uma mudança metodológica no ensino de Português.
Abstract: This research, essentially qualitative and exploratory, has the main objective of analyzing a corpus of neological syntagmatic compositions found in advertising texts of three Brazilian magazines, namely Veja, Época and IstoÉ, which belongs to the database of a project called Ocorpus pertence à base de dados do projeto Observatório de neologismos na publicidade impressa: aplicação ao desenvolvimento da competência lexical, project in progress in the Faculdade de Letras under the guidance of Prof. Dr. Aderlande Pereira Ferraz. From theanalysis of the syntagmatic compositions, it is expected to show not only the lexical structure of these units, but the standard of use of these structures as far as the semantic, lexical (colocational) and grammatical (colligational) aspects are concerned. Therefore, we considerthat the information about the pattern of use of the compositions in real texts is essential for the context of teaching and learning of Portuguese with regard to the teaching of lexicon and, consequently, to the development of lexical competence of the students. The syntagmaticcompositions were analyzed mainly in the light of the lexical theory Lexical Priming (HOEY, 2005) and the Lexical Approach (LEWIS, 1993). Both theory and approach have as main presupposition the understanding that the lexicon is systematically structured and the grammar is the result of this lexical structure and in this way the lexicon should occupy acentral position in language teaching and the starting point of didactic practices in language teaching. The analyzed data were organized in order to show the semantic priming, colocational (textual) priming and the colligational priming and the data discussion was done in a way that it was established a direct relation between lexical priming and its exploration in the teaching of Portuguese in favor of the development of lexical and discursive competences in the classroom. We hope with this research to highlight a new approach to lexical exploration and, thus, to contribute to a methodological change in the teaching of Portuguese.
Subject: Língua portuguesa Sintagma nominal
Língua portuguesa Semântica
Discurso publicitário
Veja (Revista)
Istoé (Revista)
Época (Revista)
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa Lexicologia
Lingua portuguesa Neologismos
Linguística de corpus
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AN6KNY
Issue Date: 24-Apr-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1516d.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.