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dc.contributor.advisor1Miriam Lucia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee1Andrea Machado de Almeida Mattospt_BR
dc.contributor.referee2Leina Cláudia Viana Jucápt_BR
dc.creatorJosé Alves Pereira Júniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:13:20Z-
dc.date.available2019-08-13T23:13:20Z-
dc.date.issued2017-05-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AP8NLG-
dc.description.abstractThe present study investigated the phenomenon of the internationalization of higher education through international student mobility promoted by the Federal Univesity of Minas Gerais (UFMG). The internationalization, a strategy emergent from globalization, has placed upon higher education the need for implementing actions and practices pertaining to the Applied Linguistics field, area that originated this research. This study aimed at understanding the effects of the international experience of three English Language Teaching (ELT) students from the Faculty of Letters (FALE) who participated in the Minas Mundi Program. The aim was to problematize issues regarding the participants backgrounds, as well as their development of capital mobility strategies, and the impacts of international mobility on preservice teachers citizenship and professional education. The qualitative methodology chosen was the narrative inquiry. The choice of methods and instruments used by narrative inquiry for collecting and analyzing data made it possible to understand subjective aspects of the participants intercultural experience. The experiences shared by the three participants of the study enabled me to understand more about foreign language teaching and learning, as well as English teacher education, through their narratives. The analysis indicated that access to international mobility has promoted transforming effects to the pre-service teachers citizenship education and pedagogical practice construction. However, the results also indicated a need for rethinking internationalization actions and practices taken by the institution in order to facilitate even more the access of this student profile to international mobility programs. Those results showed the need for valuing the role of foreign language pre-service teachers in the promotion of necessary knowledge for the internationalization practices themselves.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou o fenômeno da internacionalização da educação superior por meio da prática de mobilidade internacional discente promovida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A internacionalização, estratégia emergente da globalização, impôs sobre a educação superior a implementação de ações e práticas pertinentes de observação pelo campo da Linguística Aplicada, área que originou esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi compreender os efeitos da experiência internacional de três estudantes de licenciatura em inglês da Faculdade de Letras (FALE) que participaram do Programa Minas Mundi. Buscou-se problematizar questões relacionadas às trajetórias dos três participantes, bem como o desenvolvimento de estratégias de capital de mobilidade e os impactos da mobilidade internacional na formação cidadã e profissional dos alunos-professores. A metodologia de natureza qualitativa escolhida foi a pesquisa narrativa. A escolha dos métodos e instrumentos presentes na pesquisa narrativa para geração e problematização de dados buscou compreender aspectos mais subjetivos da vivência intercultural dos três participantes deste trabalho. As experiências compartilhadas pelos três participantes possibilitaram compreender mais sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores de inglês por meio da narração de suas histórias. As problematizações indicaram que o acesso à mobilidade internacional trouxe efeitos transformadores para a formação cidadã e a construção da prática pedagógica dos alunos de licenciatura em inglês. Contudo, os resultados também indicaram a necessidade de se repensar as ações e práticas de internacionalização adotadas pela instituição com o intuito de facilitar ainda mais o acesso desse perfil de universitários a programas de mobilidade internacional. Tais resultados apontaram para a necessidade de valorizar o papel dos alunos em formação para se tornarem professores de uma língua estrangeira na difusão de conhecimentos pertinentes às próprias práticas de internacionalização.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalização da educação superiorpt_BR
dc.subjectMobilidade internacional discentept_BR
dc.subjectFormação de professores de inglêspt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Formaçãopt_BR
dc.titleLetramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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