Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQFJMN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elzimar Goettenauer de Marins Costapt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Ferreira da Silva Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Cristiano Silva de Barrospt_BR
dc.creatorIsabel Martins Reispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T00:06:28Z-
dc.date.available2019-08-12T00:06:28Z-
dc.date.issued2017-06-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AQFJMN-
dc.description.abstractCon el objetivo de analizar la posición de la enseñanza de español y los factores involucrados en la implementación de la referida asignatura en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG, esta investigación se justifica por la constatación de que la ley del español (11.161/2005), que obligaba la oferta de lengua española en la enseñanza secundaria, aún no se había cumplido plenamente a mediados de 2015. Se analizaron discursos de profesores de español y gestores de tres unidades del IFMG, con el fin de verificar los elementos implicados en este proceso de implementación, y observados como los discursos hegemónicos, desiguales relaciones de poder y agencia humana (GIDDENS, 2003[1984]) están involucrados en este proceso. Para ello, se accionan teorías de Políticas Lingüísticas (ARNOUX, 2011; BOHN, 2000; CALVET, 2002[1993]; OLIVEIRA, 2004; RODRIGUES, 2012; SPOLSKY, 2004, 2009, 2012), con el objetivo de contextualizar este estudio, y de Análisis Crítico del Discurso (CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001[1992], 2003; RAMALHO e RESENDE, 2011; RESENDE e RAMALHO, 2006), presentando la filiación teórico-metodológica adoptada para el análisis de los datos colectados. El corpus ha sido analizado a la luz de los principios críticos de Fairclough y ha permitido focalizar los aspectos relacionables a las estructuras, prácticas y eventos sociales. Como los resultados apuntan a la existencia de discursos naturalizados que por veces marginan al español, constriñendo las agencias individuales a desarticular la estructura, se espera que esta investigación contribuya a las discusiones relacionadas a la enseñanza de español en las escuelas regulares, especialmente las de nivel técnico, considerando que se trata de una discusión en boga hace algún tiempo, pero que no recibe la debida atención de las autoridades competentes, las cuales contribuyen a la propagación del discurso hegemónico de marginación de la enseñanza de lenguas extranjeras en las escuelas.pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de analisar a posição do ensino de espanhol e os fatores envolvidos na implementação da referida disciplina no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG, esta dissertação se justifica pela constatação de que a lei do espanhol (11.161/2005), que obrigava a oferta da língua espanhola no ensino médio, ainda não havia sido plenamente cumprida até meados de 2015. Foram analisados os discursos de professores de espanhol e de gestores de três campi do IFMG, a fim de verificar os elementos implicados nesse processo de implantação, e observados como discursos hegemônicos, desiguais relações de poder e agência humana (GIDDENS, 2003[1984]) estão envolvidos nesse processo. Para tal, acionam-se teorias de Política Linguística (ARNOUX, 2011; BOHN, 2000; CALVET, 2002[1993]; OLIVEIRA, 2004; RODRIGUES, 2012; SPOLSKY, 2004, 2009, 2012), com o intuito de contextualizar este estudo, e de Análise de Discurso Crítica ADC (CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001[1992], 2003; RAMALHO e RESENDE, 2011; RESENDE e RAMALHO, 2006), apresentando a filiação teórico-metodológica adotada para a análise dos dados coletados. O corpus foi analisado à luz dos princípios críticos-explanatórios da ADC faircloughiana e permitiu focalizar os aspectos relacionáveis às estruturas, práticas e eventos sociais. Como os resultados apontam para a existência de discursos naturalizados que por vezes marginalizam o espanhol, constrangendo as agências individuais a abalarem essa estrutura de dominação, espera-se que esta pesquisa contribua para as discussões relacionadas ao ensino de espanhol nas escolas regulares, especialmente as de nível técnico, considerando que se trata de uma discussão em voga há algum tempo, mas que não recebe a devida atenção das autoridades competentes, as quais contribuem para a propagação do discurso hegemônico de marginalização do ensino de línguas estrangeiras nas escolas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIFMGpt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso Críticapt_BR
dc.subjectPolítica Linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.subjectEnsino técnico integradopt_BR
dc.subject.otherProfessores de espanhol Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua espanhola Estudo e ensino (Ensino técnico)pt_BR
dc.subject.otherLíngua espanhola Estudo e ensino Falantes de portuguêspt_BR
dc.titleO lugar da língua espanhola em escolas de ensino técnico: um olhar crítico sobre a implantação da disciplina em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_isabel_reis_vers_o_final_2017.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.