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dc.contributor.advisor1Maria Ines de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee1Luis Alberto Ferreira Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee2Jacyntho Jose Lins Brandaopt_BR
dc.contributor.referee3Camila Bylaardt Volkerpt_BR
dc.contributor.referee4João Alves Rocha Netopt_BR
dc.creatorRafael Otávio Fares Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:09:30Z-
dc.date.available2019-08-11T23:09:30Z-
dc.date.issued2017-07-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AQWN69-
dc.description.abstractFrom the intercultural and transdisciplinary experience of producing three indigenous books on health, Curar (Hitupmana'a), The Maxakali Book tells a story about the forest (Tikm'n Mxakani 'yõg mmati'ãgtux yõg tappet), both written by the Maxakali and The Living Book (Una Hiwea), made by the Huni Ku, this work seeks to delineate the concept of landscape in indigenous textualities. By undoing dichotomies such as myth and science, primitive and civilized, words and things, in a relationship not of representation but of interaction, the landscape implies symbiotically in the writings, in the knowings and in the proper forms of indigenous knowledge. Thus, it also permeates the conceptions of disease and cure, that is, what these people consider health. The proposal that these books point us is a great health, beyond human: the healing of the earth. A cure that needs to handle the writing for thecultivation of landscapes that thought allows and that the planet needs to survive. For this task, we use the Perspectivism theory of the Anthropologist Eduardo Viveiros de Castro, the formulations on the writing of Maria Gabriela Llansol and the concept of becoming of Gilles Deleuze and Félix Gattari.pt_BR
dc.description.resumoA partir da experiência intercultural e transdiciplinar de produção de três livros indígenas sobre saúde, Curar (Hitupmãa), O livro maxakali conta sobre a floresta (Tikmn Mãxakani yõg mmãtiãgtux yõg tappet) estes dois escritos pelos Maxakali , e O livro vivo (Una Hiwea), feito pelos Huni Ku, este trabalho procura delinear o conceito de paisagem nas textualidades indígenas. Desfazendo dicotomias tais como o mito e ciência, primitivos e civilizados, as palavras e as coisas, numa relação não de representação, mas de interação, a paisagem está simbioticamente implicada nas escritas, nos saberes e nas formas indígenas próprias de conhecer. Sendo assim, ela também permeia as concepções de doença e cura, ou seja, o que esses povos consideram saúde. A proposta que os livros em questão nos apontam é de uma grande saúde, para além do humano: a cura da terra. Uma cura que necessita manejar a escrita para o cultivo das paisagens que o pensamento permite e que o planeta precisa para sobreviver. Para tal tarefa usamos a teoria do perspectivismo do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, as formulações sobre a escrita de Maria Gabriela Llansol e o conceito de devir de Gilles Deleuze e Félix Gattari.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectSaúde Indígenapt_BR
dc.subjectLiteratura Indígenapt_BR
dc.subjectPerspectivismopt_BR
dc.subject.otherÍndios Maxakalipt_BR
dc.subject.otherÍndios da América do Sul Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherÍndios kaxinawápt_BR
dc.subject.otherLiteratura indígena Brasil História e críticapt_BR
dc.subject.otherSaúde na literaturapt_BR
dc.subject.otherPaisagem na literaturapt_BR
dc.titleEscrita, paisagem e saúde na literatura indígenapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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