Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AU2NKP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miriam Lucia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee1Andrea Machado de Almeida Mattospt_BR
dc.contributor.referee2Daniel de Mello Ferrazpt_BR
dc.contributor.referee3Leina Claudia Viana Jucapt_BR
dc.contributor.referee4Valdeni da Silva Reispt_BR
dc.creatorPatrícia Mara de Carvalho Costa Leitept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:30:36Z-
dc.date.available2019-08-10T17:30:36Z-
dc.date.issued2017-10-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AU2NKP-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate and produce new ways of understanding the opportunities to address critical literacies in a pre-service teacher education program at a federal university in Minas Gerais. To this end, the main question addressed in this study is as follows: How can critical literacies enable the expansion of perspectives (MONTE-MÓR, 2009) as well as provide a critical-reflective practice in a pre-service context? The participants include fourteen undergraduate students in a clinical teaching practice course. Through a collaborative action research within a qualitative approach to data analysis and discussion, this study presents some evidence on the need of a more critical-reflective approach and the expansion of perspectives within the university classroom. This is more evident when one considers the vital role that clinical teaching practice has on pre-service teacher education. On this basis, it is recommended more support to undergraduate students concerning new perspectives that can make the clinical teaching practice more relevant and appreciated. Moreover, the critical literacies approach proved to be instrumental in showing the participants other means of teaching/learning the English language at schools in order to promote citizenship.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar e criar conhecimento sobre as oportunidades para a promoção dos letramentos críticos em um programa de formação de professores, em uma universidade federal em Minas Gerais. Para tanto, uma questão crucial neste estudo é: Como os letramentos críticos podem viabilizar a expansão de perspectivas (MONTE-MÓR, 2009), bem como uma prática crítico-reflexiva no contexto da formação inicial de professores? Os quatorze participantes de pesquisa são alunos da graduação que cursavam uma disciplina de estágio supervisionado. Por meio de uma pesquisa ação colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa para a análise e discussão dos dados, o estudo aponta para a necessidade de uma formação crítico-reflexiva na sala de aula da universidade e um ensino com vistas à expansão de perspectivas. Isso se evidencia, mais ainda, no estágio supervisionado por seu protagonismo na formação inicial de professores. Desse modo, é preciso oferecer mais suporte para os alunos da graduação e novas perspectivas educacionais a fim de que o estágio seja, realmente, significativo, relevante e apreciado por eles. Além disso, os letramentos críticos, no caso de nosso estudo, foram cruciais para que os alunos participantes pudessem experimentar outros meios de se ensinar e aprender a língua inglesa na escola regular, bem como conceber, na prática, uma formação cidadã.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectestágio supervisionadopt_BR
dc.subjectpesquisa-ação colaborativapt_BR
dc.subjectLetramentos críticospt_BR
dc.subjectformação inicialpt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglêspt_BR
dc.subject.otherProfessores de inglês Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensinopt_BR
dc.title "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final_tese_patricia_costa_leite.pdf5.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.