Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWMJEW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: IInfografia como estratégia para ensino de leitura e de escrita de textos multimodais
Authors: Cláudia Ribeiro Rodrigues
First Advisor: Elzimar Goettenauer de Marins Costa
First Referee: Cristiano Silva de Barros
Second Referee: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Abstract: As novas ferramentas de leitura e escrita advindas das novas tecnologias requerem sujeitos capazes de articular uma multiplicidade de semioses, tanto como leitores quanto como produtores de textos, para construir o sentido de um enunciado. Além das multimodalidades, as tecnologias permitiram uma maior aproximação entre as diversas culturas que coexistem no mundo contemporâneo e isso exige das escolas práticas que contemplem as habilidades para leitura e produção de textos multimodais de forma crítica, ética e democrática, ou seja, uma proposta de ensino voltada para desenvolver os multiletramentos. Dessa forma, cabe aos professores trabalharem os textos multimodais que circulam socialmente de forma que os alunos adquiram as habilidades necessárias à sua leitura e à sua produção no contexto escolar e principalmente no contexto social. Nesse sentido, os projetos de letramento interdisciplinares configuram-se como um recurso bastante efetivo, visto que, além de permitirem a articulação entre os saberes, oportunizam um trabalho significativo voltados para o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita com vistas ao uso social da língua. Em função disso, esta dissertação se definiu com o objetivo de desenvolver um projeto de letramento interdisciplinar voltado para a ampliação das habilidades de leitura e de escrita de textos multimodais a partir da leitura de infográficos, um gênero composto por variadas semioses, muito utilizado nos materiais didáticos e em diversas esferas da sociedade atual. Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa em educação aplicada a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal localizada na cidade de Divinópolis/MG. As discussões se fundamentam nos pressupostos da teoria sociointeracionista de ensino da língua que orienta os documentos oficiais para o ensino da língua portuguesa ancorando-se na perspectiva da Análise Dialógica dos Gêneros do Discurso, de pesquisadores ligados ao Círculo de Bakhtin (1992) e na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo de Dolz e Schneuwly (2004) e colaboradores. Ainda sustentam a proposta as teorias de Dionisio (2011), Paiva (2016) e Ribeiro (2012, 2013, 2015, 2016) sobre leitura e produção de textos multimodais e infografia e ainda as concepções de Rojo (2009, 2012, 2013) sobre multiletramentos e de Kleiman (1999, 2007, 2014) sobre projetos de letramento e interdisciplinaridade. Como instrumentos de coleta de dados, recorremos às observações feitas durante as aulas registradas em um diário de campo, às atividades geradas durante o processo, fotos e gravações em áudio e vídeo. Os resultados obtidos indicam que o trabalho sistemático interdisciplinar voltado para a leitura e para a produção de infográficos contribuiu positivamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos multimodais e tornou o processo de ensino e de aprendizagem mais significativo para alunos e professores.
Abstract: The new tools of reading and writing from new technologies require subjects capable of articulating a multiplicity of semiosis, both as readers and as producers of texts, to construct the meaning of a statement. In addition to multimodalities, technologies have allowed a greater approximation between the diverse cultures that coexist in the contemporary world and this requires of the practical schools that contemplate the abilities to read and produce multimodal texts in a critical, ethical and democratic way, that is, a proposal of teaching to develop the multiliteracies. In this way, it is up to the teachers to work the multimodal texts that circulate socially so that the students acquire the skills necessary for their reading and their production in the school context and especially in the social context. In this sense, interdisciplinary literacy projects are a very effective resource, since, in addition to allowing the articulation between the knowledge, they offer a significant work focused on the development of reading and writing practices with a view to the social use of language. As a result, this dissertation was designed to develop an interdisciplinary literacy project aimed at expanding the reading and writing skills of multimodal texts based on the reading of infographics, a genre composed of several semiosis, widely used in materials and in various spheres of present-day society. This is an empirical research of a qualitative nature in education applied to a 9th grade class from Elementary School II of a municipal public school located in the city of Divinópolis/MG. The discussions are based on the presuppositions of the sociointeractionist teaching theory of the language that guides the official documents for the teaching of the Portuguese language anchoring in the perspective of the Dialogical Analysis of the Discourse Genres, of researchers linked to the Circle of Bakhtin (1992) of the Sociodiscursive Interactionism of Dolz and Schneuwly (2004) and collaborators. The theories of Dionisio (2011), Paiva (2016) and Ribeiro (2012, 2013, 2015, 2016) on reading and production of multimodal texts and infographics, as well as Rojo (2009, 2012, 2013) conceptions about multiliteracies and Kleiman (1999, 2007, 2014) on literacy projects and interdisciplinarity. As data collection instruments, we used the observations made during the lessons recorded in a field diary, the activities generated during the process, photos and audio and video recordings. The results indicate that systematic interdisciplinary work aimed at reading and producing infographics has contributed positively to the development of reading and multimodal text production skills and has made the teaching and learning process more meaningful for students and teachers.
Subject: Leitura
Letramento
Tecnologia educacional
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Produção de textos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWMJEW
Issue Date: 7-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_mestrado_claudia_ribeiro_rodrigues.pdf10.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.