Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AYNSVK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico
Authors: Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal
First Advisor: Andrea Machado de Almeida Mattos
First Referee: Maralice de Souza Neves
Second Referee: Leina Claudia Viana Juca
Abstract: Este trabalho investigou testes escritos produzidos por professores em formação, estagiários em um programa extensionista de uma universidade mineira que oferece cursos de língua para a comunidade em seu entorno. O objetivo principal desta pesquisa concentrou-se em estudar a possibilidade da inserção de testes escritos em um processo de ensino que utilize a perspectiva do letramento crítico (LC). Além disso, a pesquisa teve como objetivos específicos a descrição e a análise dos testes e a compreensão das experiências dos participantes em formação. Para tanto, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa para coleta, geração e análise de dados, por ter traços naturalistas, descritivos, processuais, contextuais e indutivos. Primeiramente, a introdução justifica a relevância desta pesquisa ao apontar a necessidade de vinculação entre o processo de ensino e aprendizagem pautado em leis e diretrizes governamentais e as práticas avaliativas que fazem parte desse processo. Em seguida, este trabalho apresenta uma revisão das principais teorias que embasam a questão da avaliação em contexto de língua estrangeira, discutindo suas principais características, para, assim, observarmos o teste como instrumento avaliativo e os princípios que o orientam, como validade, confiabilidade, praticidade, autenticidade e efeito retroativo, e as performances que podem ser testadas em cada habilidade linguística (BROWN, 2004). Além disso, este trabalho aborda as perspectivas de ensino pautadas nos letramentos, que estimula a preparação do cidadão para agir nas práticas sociais, e no LC, que observa que essas práticas são permeadas por ideologias e relações de poder. No capítulo que se segue, descrevemos a pesquisa documental como a metodologia utilizada na investigação, na qual os testes foram tomados como documentos que fazem parte do contexto em que foram elaborados e das ações com as quais estão ligados (COHEN; MANION; MORRISON, 2007). Assim, foram aplicados questionários para conhecer o contexto em que os testes foram elaborados, e as experiências, as vozes e as visões daqueles que os elaboraram. Como resultados, esta pesquisa revelou a possibilidade de inserção do teste em um processo pautado no LC, a posição dos participantes quanto a essa possibilidade e quanto a suas próprias experiências de formação. Por fim, o capítulo final tece reflexões sobre os resultados e as implicações desta pesquisa, aludindo às temáticas levantadas nos capítulos anteriores e às análises, em especial à elaboração de testes e à formação de professores.
Abstract: This research investigated written tests produced by pre-service teachers, trainees in an extra-mural program of a public university in Minas Gerais that offers language courses for the community in its surroundings. The main objective of this research was to study the possibility of written tests being included in a teaching process that uses the perspective of critical literacy (CL). In addition, the research had as specific objectives the tests description and analysis and the understanding of participants experiences. Hence, this research used the qualitative approach for data collection and analysis, for its naturalistic, descriptive, procedural, contextual and inductive traces. Firstly, the introductory chapter explains the relevance of this research by pointing out the need for a link between the teaching and learning process based on governmental laws and guidelines and the evaluative practices that are part of this process. Furthermore, this study presents a review of the main theories underlying the assessment in foreign language contexts, discussing its main features, thus enabling the observation of the test as an assessment tool and the principles that guide it, such as validity, reliability, practicality, authenticity, and washback effect, and the performances that can be tested in each language skill (BROWN, 2004). Moreover, this research uses the perspective of teaching based on literacy, which stimulates citizen preparation to act in social practices, and CL, which observes that these practices are imbued with ideologies and power relations. In the subsequent chapter, the documentary research is described as the methodology used in this study, according to which the tests were taken as documents that are part of the context in which they were created and of the actions with which they are linked (COHEN; MANION; MORRISON, 2007). Thus, questionnaires were applied to learn about the tests context, and the experiences, voices and views of those who built them. The results of this research revealed the possibility of the inclusion of the test in a process based on CL, the participants position regarding this possibility and their own pre-service experiences. Finally, the concluding chapter reflects on the results and implications of this study, alluding to the themes addressed in the previous chapters and to the analyzes, particularly the preparation of tests and teacher education.
Subject: Língua inglesa Métodos de ensino
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Letramento
Professores de inglês Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AYNSVK
Issue Date: 26-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1886m.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.