Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
Autor(es): Liliane Francisca Batista
Primeiro Orientador: Regina Lucia Peret Dell Isola
Primeiro membro da banca : Luiz Antônio dos Prazeres
Segundo membro da banca: João Alves Rocha Neto
Terceiro membro da banca: Julio Cesar Vitorino
Resumo: Em busca de se investir na a formação de leitores literários no Ensino Fundamental, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em que se propôs leitura e produção de poesias visuais. Com o objetivo de contribuir para a formação literária dos estudantes e de promover o desenvolvimento de capacidades e de competências necessárias para uma leitura proficiente de poesia visual, além de munir os alunos de conhecimentos, estratégias e instrumentos suficientes para a produção desse gênero, nossa proposta buscou oportunizar experiências literárias com foco na produção de poesia visual, a partir de ferramentas digitais. O estudo proposto, de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Este trabalho envolveu a aplicação de uma sequência didática que visou à leitura de poesias visuais, oficinas com experimentações e, por fim, a produção de uma poesia visual experimental, por meio do uso de aplicativos de celular ou programas de computador. Foram valorizadas as experiências e as sensações despertadas pela recepção das poesias apresentadas e investiu-se no aprimoramento dos letramentos literário e digital dos alunos que finalizam o Ensino Fundamental. Por meio desta proposta de intervenção constatou-se que é possível capacitar os alunos para a leitura e a produção de poemas visuais e despertar o gosto e o interesse por esse gênero, em especial com o uso de ferramentas digitais.
Abstract: Looking for investing in shaping literary readers in Elementary School, this work consists in a proposal of pedagogical intervention where it was suggested the reading and production of visual poetry. With the object of contributing to the students' literary formation and promote the development of their capabilities and expertise for a proficient visual poetry reading and supplying the students with enough knowledge, strategies, and instruments for a production of this kind, our proposal sought to provide literary experiences focusing in the production of visual poetry with digital assets. This qualitative study is based upon the research-action approach and was developed with 9th-grade elementary students in a school in Belo Horizonte, Brazil. This project consisted of the application of an educational sequence focused on the visual poetry reading, experimental workshops, and the production of a visual poetry piece through mobile applications and computer software. The experiences and feelings incited by the produced pieces were analyzed and valued during this project, as well as the improvement of the students' written and digital literacy who were about to finish the Elementary School. Through this project, it was verified that it is possible to successfully prepare students for visual poetry reading and production, and engage their interest in the genre, especially through the use of digital tools.
Assunto: Leitura
Linguagem poética
Letramento
Gêneros textuais
Letramento digital
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf3.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.