Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B3EJ27
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Deise Prina Dutrapt_BR
dc.contributor.referee1Valdenia de Carvalho e Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Climene Fernandes Brito Arrudapt_BR
dc.creatorKatherine Nunes Pereira Olivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T12:04:11Z-
dc.date.available2019-08-09T12:04:11Z-
dc.date.issued2018-07-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-B3EJ27-
dc.description.abstractThis work is a case study with the objective of integrating online corpus activities into an English for Academic Purpose (EAP) classroom to help learners improve lexico-grammatical aspects of their writing. This work draws on Johns (1994), Chang (2010), O'Keefee, McCarthy, Carter (2007), Boutlon (2012), Tartoni (2012) and Frankenberg-Garcia (2012), who presented the benefits of integrating a corpus approach in the second language (L2) classroom for improving writing skills. The corpus chosen for the activities presented in this research was the Corpus of Contemporary American English (COCA). The participants were undergraduate and graduate students from various courses at UFMG, such as Engineering, Computer Science, Biology, Economy, Design, taking an English for Academic Purposes course. The corpus-based activities were introduced as part of the tasks related to a specific academic written genre: Statement of Purpose (SoP). The data collection took four meetings, which involved collecting students writing before and after their accessing COCA. The students' experiences, using the tools while writing, were registered through Google Form questionnaires. Students writings were marked and edited by the students. The results show that 79.25% of the attempts were successful. In some cases, the students strategy was avoidance (15.38%) or no changes were made (16.67%). Therefore, it seems that learners are likely to improve their writing by accessing online corpora and by discovering for themselves frequent lexico-grammatical patterns.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo de caso com objetivo de integrar o uso de corpus a uma aula de Inglês como segunda língua para ajudar alunos a melhorarem aspectos léxico-gramaticais da escrita através de consultas em um corpus online. Baseia-se em Johns (1994), Chang (2010), O'Keefee, McCarthy, Carter (2007), Boutlon (2012), Tartoni (2012) e Frankenberg-Garcia (2012), que apresentaram os benefícios da integração do uso de corpus em sala de aula para melhorar habilidades de escrita na segunda língua (L2). O corpus escolhido para essa pesquisa foi o Corpus of Contemporary American English (COCA). Os participantes desse estudo foram graduandos e pós-graduandos de diversos cursos da UFMG, como engenharia, ciências da computação, biologia, economia, design, cursando a disciplina Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). As atividades baseadas em corpus foram apresentadas como parte das tarefas relacionadas ao gênero acadêmico Statement of Purpose (SoP). Antes de começar as atividades baseadas em corpus, os alunos tiveram um contato geral com o gênero estudado. A coleta de dados foi feita em quatro encontros de uma hora e quarenta minutos, cada encontro, com atividades específicas que envolviam coletar os textos dos alunos antes e depois da consulta ao COCA. A experiência dos alunos, ao usarem as ferramentas enquanto escreviam, foi registrada através do uso de questionários do Google Forms. Alguns erros foram marcados e editados pelos alunos. Os resultados mostram que 79.25% das tentativas de correção tiveram sucesso. Em alguns casos, a estratégia de alguns alunos foi de evitar o erro (15,38%) ou nenhuma alteração foi feita (16,67%). Os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciam que aprendizes podem melhorar sua escrita através de consultas no corpus e descobrir por eles mesmos padrões léxico-gramaticais frequentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita Acadêmicapt_BR
dc.subjectferramentas de ediçãopt_BR
dc.subjectPadrões léxico-gramaticapt_BR
dc.subjectInglês como segunda línguapt_BR
dc.subjectcorpora onlinept_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subject.otherRedação acadêmicapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Gramática Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherLinguística de corpuspt_BR
dc.titleIntegrating corpora with language classroom: online corpus as an editing toolpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1885m.pdf4.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.