Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B3GNJ2
Tipo: Tese de Doutorado
Título: À mesa com escritores canibais: devoração e literatura
Autor(es): Ivana Teixeira Figueiredo Gund
Primeiro Orientador: Lyslei de Souza Nascimento
Primeiro membro da banca : Julio Jeha
Segundo membro da banca: Wander Melo Miranda
Terceiro membro da banca: Osmar Pereira Oliva
Quarto membro da banca: Claudia Cristina Maia
Resumo: Esta tese compreende o estudo do canibalismo, tema que perpassa diversas áreas de cultura, tempos e espaços e abarca, em diferentes perspectivas, cenas históricas, mitologias e linguagens artísticas, incluída, entre elas, a arte literária. Buscou-se evidenciar a similaridade entre o tema e o fazer literário, iniciada por uma investigação em estudos, de artes plásticas e cinematográfica, além de aportes teóricos e obras da literatura brasileira e da literatura universal. A verificação de que o tema se move por dois topos culturais que se interpenetram comida e transgressão permitiu situar a perspectiva de aproximação ao texto literário: sua face canibal. Surgiu, assim, a necessidade de investigar as categorias de sentidos para o que se denominou devoração canibal. O espaço e o tempo para a elaboração desta tese delimitaram a investigação para a literatura brasileira e, nela, para os escritores que apresentam essa característica em suas obras. Observou-se que, em alguns escritores, o tema não se limita àspáginas dos livros e à construção ficcional das personagens e converte-se em uma postura política, consciente, reflexiva evidenciada no fazer literário. Foi construída, assim, a metáfora do escritor canibal, por meio da reelaboração, como categorias de análise, dos conceitos de canibal e canibalismo, bem como dos sentidos para vingança, inimigo, modos de matar e de comer neles incluídos. Entre os escritores que apresentam essa característica, foram escolhidos João Ubaldo Ribeiro e Antônio Torres, cujas posturas canibais se aproximam no que se refere ao corpus por eles devorado, que é composto por documentos oficiais e discursos formadores da pátria brasileira e de seu povo. Foi verificado que a devoração do corpus histórico se dá deforma consciente, dentro dos processos de produção literária de cada escritor denominados neste trabalho por cozinhas literárias. Ali, a transformação do corpo devorado, aos moldes do alimento cozido, converte-se em outra expressão da literatura contemporânea.
Abstract: Cannibalism a theme that permeates many areas of culture, times and spaces, and encloses, in different perspectives, historical scenes, mythologies and artistic languages is considered in this study in the quest for a similarity to the process of creation of a literary text. A researchbased on bibliographical studies and other forms of art dealing with the subject, such as the plastic and cinematographic arts, as well as theoretical contributions and literary works of Brazilian Literature and universal literature led to the finding that this theme moves throughtwo cultural tópos food and transgression. These concepts allowed the approach to the literary text through its cannibalistic facet and required further inquiries into possible meanings and categories of cannibal devouring. Limitations of time and space in the process of writing thisthesis led to restriction in the scope of research to Brazilian Literature and, within it, authors with a cannibal feature. It became apparent that in the work of some writers, theme transcended the mere pages of their writings and the fictional construction of their characters, becoming a political, conscious, reflective standpoint evidenced in their creative process. Through analytic categories, the re-making of the concepts of cannibal and cannibalism, revenge, enemy, ways of killing and eating, a metaphor of the cannibal-writer was constructed, Among the writers who present this characteristic, João Ubaldo Ribeiro and Antônio Torres were selected, due to their cannibalistic devouring approach to a corpus composed by official documents and formatter speeches of the Brazilian nation and its people. Since the devouring of a historical corpus was observed to be conscious in both authors, the creative processes have been here considered as literary kitchens, in which the transformation of the devoured corpse/body, as if in the molds of cooked food, becomes a singular expression of contemporary literature.
Assunto: Antropofagia
Ribeiro, João Ubaldo, 1940- Critica e interpretação
Ficção brasileira Historia e critica
Torres, Antonio, 1940- Critica e interpretação
Literatura e sociedade
Espaço e tempo na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B3GNJ2
Data do documento: 6-Fev-2018
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_ivana_teixeira_figueiredo_gund.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.