Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B3WJL2
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A poesia da negatividade: a poética de Paul Celan sob o olhar teórico de Walter Benjamin
Autor(es): Jorge Benedito de Freitas Teodoro
Primeiro Orientador: Sabrina Sedlmayer Pinto
Primeiro membro da banca : Elcio Loureiro Cornelsen
Segundo membro da banca: Gustavo Silveira Ribeiro
Terceiro membro da banca: Emílio Carlos Roscoe Maciel
Quarto membro da banca: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado
Resumo: Este estudo se propõe a investigar a poética de Paul Celan (1920-1970) sob o olhar teórico de Walter Benjamin (1892-1940). Para tanto, cotejaremos, através de uma análise comparativista, o que ambos autores consideram como história, memória e linguagem. Pretende-se, assim, construir uma leitura da poesia celaniana como poesia da negatividade, priorizando o seu aspecto negativo, ao contrário das críticas que destacam apaziguamento ou síntese da violência em sua obra. Deste modo, no desenvolvimento do estudo, a tensão típica do pensamento de Benjamin assume uma importância determinante, pois a presença da história em Celan é compreendida por meio da distinção entre o historicismo dos vencedores e um modelo histórico que reivindica a presença da barbárie. A marca da memória, por sua vez, assemelha-se aos contornos da teoria benjaminiana ao empreender uma dinâmica entre a necessidade de rememorar aqueles que estão mortos e o combate à voracidade do esquecimento. Quanto à linguagem, avistamos uma dualidade irremediável entre a língua materna (Muttersprache) e a língua dos assassinos (Mördersprache) na composição da contra-palavra (Gegenwort) celaniana que, ao fim e ao cabo, se distancia radicalmente da transcendentalidade da língua pretendida por Benjamin. Ao longo deste percurso, destaca-se a primazia da negatividade como fio condutor do diálogo entre o poeta e o pensador.
Abstract: This study aims to investigate Paul Celans (1920-1970) poetics under Walter Benjamin's (1892-1940) theoretical gaze. In order to do so, we will gauge, through a comparative analysis, what both autors consider history, memory and language. We intend, thereby, to make a reading of the Celanian poetry as poetry of negativity, priorizing its negative aspect, unlike readings that highlight appeasement or synthesis of violence in his work. Thus, in the development of this study, the typical tension in Benjamin's thoughts assumes a determinant importance, for the presence of history in Celan is understood through the distinction between the historicism of the winners and a historical model that claims the presence of barbarism. The mark of memory, in its turn, resembles the outlines of Benjaminian theory as it engage in a dinamic between the necessity of remembering those who are dead and the fight against the voracity of oblivion. As to language, we see an irremediable duality between the mother tongue (Muttersprache) and the murderers tongue (Mördersprache) in the composition of the Celanian counter-word (Gegenwort) that, after all, radically diverges itself from the transcendentality of language intended by Benjamin. Along this path, the primacy of negativity stands out as a conducting wire of the dialog between poet and thinker.
Assunto: História na literatura
Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação
Celan, Paul, 1920-1970 Crítica e interpretação
Negatividade (Filosofia) na literatura
Poesia alemã História e crítica
Memória na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B3WJL2
Data do documento: 1-Jan-2018
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_jorge_benedito_de_freitas_teodoro.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.