Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45FCZ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: História e memória na ficção de Maria José de Queiroz
Autor(es): Maria Lucia Barbosa
Primeiro Orientador: Constancia Lima Duarte
Primeiro membro da banca : Lyslei de Souza Nascimento
Segundo membro da banca: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Terceiro membro da banca: Maria Inês de Moraes Marreco
Quarto membro da banca: Rita de Cássia Silva Dionísio
Resumo: Esta tese propõe uma leitura da obra ficcional de Maria José de Queiroz, e para tal foram selecionados os livros Como me contaram. Fábulas historiais (1973), Homem de sete partidas (1980) e Joaquina, filha do Tiradentes (1987). A escritora, na tessitura de seus enredos, realiza uma incursão em determinados períodos da História brasileira e colombiana. Por meio do entrelaçamento entre contexto histórico e textoficcional, essas obras evidenciam-se como espaços que confirmam a reconstrução de duas grandes narrativas: a História e a nação. Admitindo, pois, essas evidências, procurou-se investigar os traços que conformam a poética própria da autora e também demonstrar de que forma Maria José de Queiroz promove a articulação entre ficção, História e memória, a partir de uma visão política, sociocultural e ideológica.
Abstract: Cette thèse propose une lecture de loeuvre fictionnelle de Maria José de Queiroz, et pour cela ont été selectionés, ses livres, Como me contaram. Fábulas historiais (1973), Homem de sete partidas (1980) e Joaquina, filha do Tiradentes (1987). L´ecrivain, dans la tessiture de ses scénarios, rélise une incursion à certaines périodes de lHistoire bréssiliene, et colombienne. Par lentrelacement entre contexte et texte fictionel, ces ouvrages se dégagent comme des espaces qui confirment la reconstruction de deux grands récits: lHistoire et la nation. Em admettant alors ces évidences, ou a voulu rechercher les traces qui conforment la poétique caractéristique de lauteur et also démontrer de quelle façon Maria José de Queiroz promeut larticulation entre la fiction, Histoire et mémoire, à partir dum regard politique socioculturel et idéologique.
Assunto: Queiroz, Maria José de, 1936- Crítica e interpretação
Ficção brasileira Historia e critica
História e literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B45FCZ
Data do documento: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_maria_l_cia_barbosa.pdf116.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.