Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B57HKL
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Imagens da Amazônia em Ferreira de Castro e Milton Hatoum
Autor(es): Ivanete da Silva Alves
Primeiro Orientador: Marcelino Rodrigues da Silva
Primeiro membro da banca : Reinaldo Martiniano Marques
Segundo membro da banca: Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Resumo: Esta dissertação objetiva realizar uma reflexão sobre as representações da Amazônia brasileira a partir dos romances A selva, de Ferreira de Castro, e Cinzas do norte, de Milton Hatoum. Para isso, efetuamos um breve apanhado da história amazonense, tanto nos períodos enfocados nos dois livros quanto nos momentos em que eles foram escritos, e analisamos detidamente os dois romances, comparando-os ao final do trabalho. Nessa análise, nos debruçamos sobre a estrutura narrativa das duas obras, colocando em destaque a construção do espaço ficcional e seu diálogo com a história amazonense e com as imagens da região que foram construídas e divulgadas desde os primeiros movimentos de ocupação e exploraçãoeconômica de suas riquezas até a contemporaneidade. Ao final da reflexão, destacamos a presença ainda marcante, nos dias de hoje, dos estereótipos formulados a partir do olhar europeu, bem como a necessidade de lidar com a herança dos processos de exploração colonial e capitalista para construir uma Amazônia contemporânea.
Abstract: Esta disertación objetiva realizar una reflexión sobre las representaciones de la Amazonia brasileña a partir de las novelas A selva, de Ferreira de Castro, y Cinzas do norte, de Milton Hatoum. Para ello, efectuamos un breve recuento de la historia amazónica, tanto en los períodos enfocados en los dos libros como en los momentos en que fueron escritos, y analizamos detenidamente las dos novelas, comparándolas al final del trabajo. En ese análisis, nos ocupamos de la estructura narrativa de las dos obras, poniendo de relieve la construccióndel espacio ficcional y su diálogo con la historia amazónica y con las imágenes de la región que fueron construidas y divulgadas desde los primeros movimientos de ocupación y explotación económica de sus respectivas riquezas hasta la contemporaneidad. Al final de la reflexión, destacamos la presencia aún sobresaliente, en los días de hoy, de los estereotipos formulados a partir de la mirada europea, así como la necesidad de enfrentarse con la herencia de los procesos de explotación colonial y capitalista para construir una Amazonia contemporánea.
Assunto: Ficção brasileira Crítica e interpretação
Castro, Ferreira de , 1898-1974 A selva Critica e interpretação
Amazônia na literatura
Amazônia História
Hatoum, Milton , 1952- Cinzas do norte Crítica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B57HKL
Data do documento: 27-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ivanete_da_silva_alves_disserta__o.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.