Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5FLAC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elzimar Goettenauer de Marins Costapt_BR
dc.contributor.referee1Cristiano Silva de Barrospt_BR
dc.contributor.referee2Daniel Mazzaro Vilar de Almeidapt_BR
dc.creatorPatricia Silva de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T15:52:36Z-
dc.date.available2019-08-11T15:52:36Z-
dc.date.issued2018-06-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-B5FLAC-
dc.description.abstractThis master research aims to analyze the reasons that contribute to the choice and use oftextbooks, previously chosen during the Programa Nacional do LivroDidático PNLD,considering the Spanish teachers discourse. For this purpose, it was carried out a qualitativeand quantitative comparative analyses of 56 forms answered on line by teachers fromdifferent regions in Brazil, who were users of those books indicated or not by the program(PNLD). The impacts and effects on the teachers were observed as a representation of theirinterrelation with the books. Norman Faircloughs (2001[1992]) three-dimensionalconception,which is part of the studies of Análise de Discurso Crítica(ADC), was thereference to the qualitative analysis. Despite most of the teachers who use the PNLD textbooksay they like them, the results show a certain level of dissatisfaction and contradictions in thecriteria used by them to choose the book, besides the selection and prioritization of theactivities and section on it.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar através do discurso de professores de língua espanhola os fatores que intervêm na escolha e uso de livros didáticos, previamente selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, realizou-se uma análise comparativa, de caráter quantitativo e qualitativo, de 56 questionários respondidos online, por professores de diversos estados brasileiros que utilizam livros didáticos, aprovados ou não, no PNLD. Buscou-se observar o(s) impacto(s) e efeito(s) no protagonismodo professor e na forma como representam sua relação com o livro didático. Para a análise qualitativa dos discursos dos docentes, adotou-se a concepção tridimensional do discurso de Norman Fairclough (2001[1992]) que está inserida nos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC). Apesar de a maioria dos professores que adotam livro didático aprovado pelo PNLD afirmar que gostam do material; os resultados apontam para certo desconforto quanto à suautilização e contradições entre os critérios usados pelo professor para escolher o livro didático e a sua utilização em situações de seleção ou priorização de atividades e/ou seções.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectADCpt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectlíngua espanholapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherLingüística aplicadapt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de espanhol Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua espanhola Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAfinal,o que dizem professores de língua espanhola sobre o livro didático que utilizam?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1863m.pdf3.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.