Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5FLAC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Afinal,o que dizem professores de língua espanhola sobre o livro didático que utilizam?
Autor(es): Patricia Silva de Moura
Primeiro Orientador: Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Primeiro membro da banca : Cristiano Silva de Barros
Segundo membro da banca: Daniel Mazzaro Vilar de Almeida
Resumo: Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar através do discurso de professores de língua espanhola os fatores que intervêm na escolha e uso de livros didáticos, previamente selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, realizou-se uma análise comparativa, de caráter quantitativo e qualitativo, de 56 questionários respondidos online, por professores de diversos estados brasileiros que utilizam livros didáticos, aprovados ou não, no PNLD. Buscou-se observar o(s) impacto(s) e efeito(s) no protagonismodo professor e na forma como representam sua relação com o livro didático. Para a análise qualitativa dos discursos dos docentes, adotou-se a concepção tridimensional do discurso de Norman Fairclough (2001[1992]) que está inserida nos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC). Apesar de a maioria dos professores que adotam livro didático aprovado pelo PNLD afirmar que gostam do material; os resultados apontam para certo desconforto quanto à suautilização e contradições entre os critérios usados pelo professor para escolher o livro didático e a sua utilização em situações de seleção ou priorização de atividades e/ou seções.
Abstract: This master research aims to analyze the reasons that contribute to the choice and use oftextbooks, previously chosen during the Programa Nacional do LivroDidático PNLD,considering the Spanish teachers discourse. For this purpose, it was carried out a qualitativeand quantitative comparative analyses of 56 forms answered on line by teachers fromdifferent regions in Brazil, who were users of those books indicated or not by the program(PNLD). The impacts and effects on the teachers were observed as a representation of theirinterrelation with the books. Norman Faircloughs (2001[1992]) three-dimensionalconception,which is part of the studies of Análise de Discurso Crítica(ADC), was thereference to the qualitative analysis. Despite most of the teachers who use the PNLD textbooksay they like them, the results show a certain level of dissatisfaction and contradictions in thecriteria used by them to choose the book, besides the selection and prioritization of theactivities and section on it.
Assunto: Análise do discurso
Lingüística aplicada
Livros didáticos Avaliação
Professores de espanhol Formação
Língua espanhola Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5FLAC
Data do documento: 28-Jun-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1863m.pdf3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.