Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7BJ43
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Contribuições pedagógicas da rede social youtube para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira
Authors: Mariana Tavares Silva
First Advisor: Miriam Lucia dos Santos Jorge
First Referee: Andrea Machado de Almeida Mattos
Second Referee: Patricia Mara de Carvalho Costa Leite
Abstract: O presente trabalho explorou as contribuições pedagógicas do YouTube na educação para o ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Objetivou-se problematizar, explorar e compreender as possibilidades e desafios que a rede social YouTube apresenta nosprocessos de ensino/aprendizagem de língua estrangeira na educação básica, assim como as habilidades que docentes e discentes precisam desenvolver para utilizar o YouTube nesses processos, pensando em uma proposta coerente com as práticas e métodos contemporâneos de ensino, compreendendo a cultura de participação da audiência deum canal do YouTube voltado para o ensino de língua estrangeira.A metodologia, de cunho qualitativo e fundamentação teórica, incluiu princípios da netnografia (etnografia virtual) e da pesquisa documental para alcançar os objetivos propostos. Foi aplicado um survey para geração de dados, a fim de avaliar o uso da rede social YouTube entre professores e alunos de inglês para aprendizagem dessa língua.Os resultados da análise evidenciaram que a utilização de abordagens contemporâneas de ensino utilizando redes sociais como o YouTube, por exemplo, permite o engajamento do ensino informal, assim como o desenvolvimento de habilidades mais avançadas de comunicação e interpretação, favorecendo o desenvolvimento da autonomia dosestudantes.
Abstract: The present work explored possible pedagogical contributions of YouTube in the education for the teaching/learning of foreign languages. The objective was to problematize, explore and understand the possibilities and challenges that YouTube brings to processesof teaching/learning of foreign languages in basic education, as well as the skills that teachers and students need to develop to use YouTube in these processes, thinking in a proposal consistent with contemporary teaching practices and methods, including the audience participation culture of a YouTube channel for foreign language teaching.The methodology, with a qualitative character and theoretical basis, was based on netnography (virtual ethnography) and documentary research to reach the proposed objectives. A survey was applied to generate data to evaluate the use of YouTube among teachers and English students to learn that language. The results of this analysis showed that the use of contemporary teaching approaches using social networks such as YouTube, for example, allows the engagement of informal education, as well as the development of more advanced communication and interpretation skills, favoring the development of student autonomy.
Subject: Língua inglesa Métodos de ensino
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Ensino auxiliado por computador
YouTube (Recurso eletrônico)
Professores de inglês Formação
Letramento digital
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7BJ43
Issue Date: 26-Apr-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1888m.pdf35.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.