Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B8FFYV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Leitura e produção do texto no ensino fundamental: uma proposta de sequência didática para o gênero textual narrativa de enigma
Authors: Mônica Brandão
First Advisor: Luciano Magnoni Tocaia
First Referee: Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos
Second Referee: Cristiano Silva de Barros
Abstract: O tema desta pesquisa é a leitura e a produção de texto de narrativas de enigmas a partir de uma sequência didática desenvolvida em aulas de leitura e de produção de texto, em Língua Portuguesa, para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento de capacidades da linguagem inerentes ao gênero textual narrativa de enigma. Buscou-se, com este trabalho, diminuir a aversão à escrita e conseguir desenvolver práticas pedagógicas que favoreçam a produção de texto. O objetivo geral deste estudo foi elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática com foco no desenvolvimento de habilidades de produção de texto a partir do gênero textual narrativa de enigma. Os objetivos específicos foram: verificar em que medida o trabalho com narrativas de enigma pode despertar o interesse dos alunos para realização de atividades de leitura e produção de texto; verificar se a sequência didática pode desenvolver habilidades de linguagem; e verificar se há diferenças entre a produção inicial e a produção final. A pesquisa desenvolveu-se, principalmente, a partir das contribuições teóricas do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003) e do conceito de gênero textual, tal como proposto por Bronckart (2003) e Schneuwly & Dolz (2004). Além desses teóricos, este trabalho foi baseado, também, em Vygotsky (1998), no que diz respeito aos estudos relativos aos conceitos de mediação, instrumento e zona de desenvolvimento proximal. Metodologicamente, esse trabalho apresenta-se como uma pesquisa de caráter qualitativa, na qual a análise ocorreu por meio de uma produção inicial e uma produção final, com o objetivo final de verificar a aquisição de competências essenciais para a produção escrita e a evolução da aprendizagem, conforme a proposta vygostskiana de desenvolvimento. A análise dos dados evidenciou que o trabalho com a linguagem, ancorado na metodologia de sequência didática, possibilita o aprendizado e desenvolvimento de capacidades de linguagem inerentes ao gênero narrativa de enigma.
Abstract: The theme of this research is reading and text production of narratives of riddles from a didactic sequence developed in reading lessons and text production, in Portuguese Language, for students of the 7th year of elementary school, to the development of language capabilities inherent in the textual narrative genre of puzzle. Sought, with this work, lessen aversion to writing and develop educational practices that promote the production of text. The overall objective of this study was to develop, apply and analyze a didactic sequence with focus on developing production skills of text from the textual narrative genre of puzzle. The specific objectives were: to verify to what extent the work with enigma narratives can arouse the pupils ' interest for reading activities and production of text; Verify that the following teaching can develop language skills; and check whether there are differences between the initial and final production. The research developed, mainly, from the theoretical contributions of the sociodiscursivo Interactionism (BRONCKART, 2003) and the concept of text, as proposed by Bronckart (2003) and Schneuwly & Dolz (2004). In addition to these theorists, this work was based also on Vygotsky (1998), with regard to the studies related to the concepts of mediation, and zone of proximal development. Methodologically, this work presents itself as a qualitative research, in which the analysis occurred through an initial and a final production, with the ultimate goal to check the acquisition of essential skills for the production writing and the evolution of learning as the vygostskiana development proposal. The analysis of the data showed that the work with the language, anchored in the methodology of teaching sequence enables the learning and development of language capabilities inherent in the genre of narrative enigma.
Subject: Escrita Estudo e ensino
Gêneros textuais
Estratégia textual
Interação social
Produção de textos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B8FFYV
Issue Date: 3-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m_nica_brand_o.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.