Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B9LHU6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em direito
Autor(es): Juliana dos Santos Belga
primer Tutor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes
primer miembro del tribunal : Adriane Teresinha Sartori
Segundo miembro del tribunal: Anya Karina Campos d Almeida e Pinho
Resumen: A hipercorreção ocorre quando o usuário da língua, seja falada ou escrita, produz formas incorretas do ponto de vista gramatical na tentativa de alcançar a norma-padrão. Em geral, esse fenômeno ocorre por analogia a regras já aprendidas e é recorrente com palavras que são alvo de correção, especialmente pela escola. Com base neste princípio, sob as perspectivas teóricas da Sociolinguística e da Sociolinguística Educacional, esta pesquisa teve o corpus constituído por amostragem não probabilística. O objetivo deste estudo foi descrever o fenômeno da hipercorreção na escrita de textos produzidos por alunos de graduação em Direito para que fosse possível identificar os aspectos que caracterizam esse fenômeno, conceituar a hipercorreção na escrita, verificar seus tipos mais recorrentes para, finalmente, refletir sobre possíveis práticas pedagógicas. A análise dos dados, realizada com base nos princípios qualitativos, evidenciou que a hipercorreção na escrita acadêmica ocorre, principalmente, nos níveis ortográfico e estilístico e revelou a pouca familiaridade dos alunos com a escrita formal. Os resultados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo com a produção de textos, desde o ensino fundamental até o ensino superior, que possibilite que o aluno tome consciência do processo de escrita e apreenda efetivamente as regras ortográficas e gramaticais com vistas à melhor interação escrita no meio acadêmico, profissional e nas diferentes práticas sociais.
Abstract: Hypercorrection occurs when language users, whether in spoken or written language, produce incorrect word forms and expressions from the gramatical point of view with the intention of reaching the standard language. Generally, this phenomenon occurs by analogy to rules already learned and it is recurring with words that are subject to correction, especially by the school. Based on this principle, under the theoretical perspectives of Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics, this research had the corpus constituted by non-probabilistic sampling. The objective of this study was to describe the phenomenon of hypercorrection in the texts written by undergraduate students in Law so that it was possible to identify aspects that characterize this phenomenon, to conceptualize hypercorrection in writing, check your most recurring types, examine the factors that influence it and finally to reflect about possible pedagogical practices. The data analysis, carried out on the basis of qualitative principles, showed that hypercorrection in academic writing occurs mainly at the orthographic and stylistic levels and revealed the little familiarity of students with formal writing. The results point out to the need of continuous work with the text production, from elementary school to university education, that allows students to become aware of the writing process, to effectively learn the orthographic and grammatical rules, to improve written interaction in the academic environment, professional and in the several social practices.
Asunto: Linguística aplicada
Redação acadêmica
Vícios de linguagem
Sociolinguística
Produção de textos
Língua portuguesa Erros
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B9LHU6
Fecha del documento: 21-ene-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1982m.pdf22.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.