Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAEGLY
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Transversalidade no Ensino Fundamental de Língua Portuguesa: representações da mulher trabalhadora em canções brasileiras
Autor(es): Fabiana Candida Borges
primer Tutor: Antonio Augusto Moreira de Faria
primer miembro del tribunal : Marcelo Chiaretto
Segundo miembro del tribunal: Maria Juliana Horta Soares
Resumen: Partindo da constatação de que muitos alunos apresentam dificuldades de compreenderem o que leem e de que necessitam de aulas que se aproximem da realidade deles, esta pesquisa pretende desenvolver estratégias que os levem a ampliar suas habilidades leitoras, a partir de canções brasileiras que abordem os temas Transversais Trabalho e Pluralidade Cultural, dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, foram analisadas canções brasileiras em que mulheres trabalhadoras eram personagens protagonistas. Para realização deste trabalho, o corpus foi composto por teste inicial, anotações do diário de campo, conjunto de atividades de leitura, teste final e questionário avaliativo do plano de ensino aplicado. Ancorada nos fundamentos teóricos de autores como Soares (2004), Rojo (2004), Kleiman (2007), Antunes (2010), Faria (2016), Fiorin (2005), Marcushi (2002), Costa (2003), Camargos (2007), Coscarelli (2012), DellIsola (2013), Solé (1998) e PCN (BRASIL, 1998), esta pesquisa foi realizada em duas turmas de 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Firmo de Matos, localizada na cidade de Contagem. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância de abordar temas de relevância social no ensino de língua portuguesa. Com a temática em estudo, Trabalho e consumo e Pluralidade cultural propostos pelos PCN os alunos, em meio às discussões, mostraram-se capazes de participar ativamente da sociedade na qual estão inseridos, mostraram-se capazes de modificar a realidade deles fato antes não observado. Ademais, o plano de ensino aplicado, além de suscitar o interesse dos educandos, contribuiu de maneira significativa para o aprimoramento linguístico deles. A cada atividade proposta, era possível observar a evolução gradativa dos alunos. Apesar de não atingirem os 100%, eles alcançaram resultados nunca antes atingidos. Assim, faz-se necessário dizer que o desenvolvimento de habilidades de leitura, a partir de canções brasileiras, colabora para a formação de leitores ativos, criteriosos e reflexivos..
Abstract: Based on the fact that many students have difficulties to understand what they read and also based on the fact that they need classes that are close to their reality, this research intends to develop strategies that lead them to broaden their reading skills. The work was based on Brazilian songs that approach the transversal themes Work and Cultural Plurality, of the National Curricular Parameters. For that, were analyzed Brazilian songs in which working women were protagonists characters. To carry out this work, the corpus was composed of initial questionnaire, field diary notes, set of reading activities, final questionnaire and evaluation questionnaire of the applied teaching plan. Based in the theoretical foundations of authors like Soares (2004), Red (2004), Kleiman (2007), Antunes (2010), Faria (2016), Fiorin (2005), Marcuschi (2002), Costa (2003), Camargos ), Coscarelli (2012), Dell'Isola (2013), Solé (1998) and NCP (BRAZIL, 1998), this research was carried out in two classes of 9th grade of the Escola Estadual Francisco Firmo de Matos, located in the city of Contagem. The results of this research point to the importance of addressing topics of social relevance in Portuguese language teaching. With the theme under study, "Work and Consumption" and "Cultural plurality" - proposed by the NCP - the students, in the midst of the discussions, were able to participate actively in the society in which they are inserted, they were able to modify their reality - a fact not previously observed. In addition, the applied teaching plan, besides raising the interest of the students, contributed in a significant way to the linguistic improvement of them. With each proposed activity, it was possible to observe the gradual evolution of the students. Although they did not reach 100%, they achieved results never before achieved. Thus, it is necessary to say that the development of reading skills, from Brazilian songs, contributes to the formation of active, thoughtful and reflective readers.
Asunto: Atividades criativas na sala de aula
Música na educação
Leituras
Mulheres
Língua portuguesa Estudo e ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAEGLY
Fecha del documento: 15-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_final.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.