Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BALJKT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.contributor.referee1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Elisa Novaispt_BR
dc.creatorCamila Vilela de Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:34:28Z-
dc.date.available2019-08-10T19:34:28Z-
dc.date.issued2019-02-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-BALJKT-
dc.description.abstractThe insertion of mobile digital devices in our society has changed the way people communicate and interact with one another. Based on the changes in communication and information caused by the development of these devices, scholars in the area began to be interested in the influence of these artifacts on teaching. In this sense, in order to collaborate with studies involving technology and Applied Linguistics, I propose this work, based on discussions on mobile learning, on Rogers' adoption model (2003), and on literacy digital, through, in particular, Diasand Novais (2009). For the accomplishment of this research, I observed a course taught by the project Taba Movel Redigir, aimed at the training of teachers of Portuguese Language. My observation aimed to whether or not digital teacher education supports the adoption of innovation in an online continuing education about the use of mobile devices and applications and, if so, how this process occurs for that, I propose the adaptation of a digital teacher matrix model in smartphones. The analysis of this qualitative-interpretative study will be based on the responses of two semi-structured questionnaires and dialogues in the WhatsApp group, an application used for the continuous training of 38 participants from several Brazilian states. This training took place during 8 weeks in the second half of 2017. From the observation, I noticed that the perception of these teachers regarding the use of the mobile device, or more specifically the smartphone and its applications, especially WhatsApp, is a positive attitude about adopting innovation, but that requires the teacher a positioning before the digital literacy.In this way, using mobile technology as a pedagogical practice is a possibility to link learningto social practice.pt_BR
dc.description.resumoA insercao dos aparelhos digitais moveis em nossa sociedade mudou o modo de comunicacao e interacao entre as pessoas. O celular, inicialmente desenvolvido com a funcao prioritaria de telefonia movel, transformou-se em um smartphone, o qual possibilita, alem da comunicacao telefonica, a troca de mensagens instantaneas inclusive de voz , acesso a redes sociais, a noticias, a e-mails, a dispositivos que permitem movimentacoes bancarias, entre outros, que, antes so era possivel presencialmente. Assim, a mobilidade, que resulta em praticidade e em menor tempo gasto para realizacao de tarefas como essas, nos faz refletir sobre a possibilidade que os dispositivos moveis proporcionam ao individuo de agir no aqui e no agora, independentemente do lugar em que o usuario esteja. Com base nas mudancas na comunicacao e nas informacoes causadas pelo desenvolvimento desses aparelhos, estudiosos da area passaram a se interessar pela influencia desses artefatos no ensino. Neste sentido, a fim de colaborar com estudos que envolvam tecnologia e Linguistica Aplicada, proponho este trabalho, tendo como eixo orientador discussoes sobre a aprendizagem movel, sobre a adocaoda inovacao a partir do modelo de adocao de Rogers (2003), e sobre letramento digital, por meio, em especial, de Dias e Novais (2009). Para a realizacao desta pesquisa, observei um curso ministrado pelo projeto Taba Movel Redigir, voltado para formacao de professores de LinguaPortuguesa. Minha observacao teve como objetivo compreender se o letramento digital docente influencia ou nao a adocao da inovacao em uma formacao continuada online sobre o uso de dispositivos moveis e de aplicativos e, se sim, como se da esse processo, para tanto, proponho a adaptacao de um modelo de matriz de letramento digital docente em smartphones. A analise deste estudo de cunho qualitativo-interpretativista sera pautada nas respostas de doisquestionarios semiestruturados e em dialogos ocorridos em um grupo de WhatsApp, aplicativo utilizado para a realizacao da formacao continuada de 38 participantes de varios estados do Brasil, formacao esta que aconteceu durante oito semanas no segundo semestre de 2017. A partir da observacao, verifiquei que a percepcao desses docentes quanto a utilizacao do dispositivo movel, ou mais especificamente de smartphones e seus aplicativos, principalmenteo WhatsApp, configura-se como uma atitude positiva acerca da adocao da inovacao, mas que requer do professor um posicionamento perante o letramento digital. Desta forma, utilizar a tecnologia movel como pratica pedagogica e uma possibilidade para vincular o aprendizado a pratica social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento Digital Docentept_BR
dc.subjectAdoção da Inovaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.otherLinguistica aplicadapt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherAprendizagem Metodologiapt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherWhatsApp (Recursos eletrônicos)pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherLetramento digitalpt_BR
dc.titleAdoção da inovação, letramento digital e docência: o uso de dispositivos e aplicativos móveis no contexto de formação continuadapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1960m.pdf11.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.