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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês: um estudo de caso no contexto acadêmico
Autor(es): Livia de Faria Terra
Primeiro Orientador: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Primeiro membro da banca : Patricia Vasconcelos Almeida
Segundo membro da banca: Barbara Malveira Orfano
Resumo: Este estudo de caso tem como objetivo geral investigar a percepção dos estudantes sobre o desenvolvimento de habilidades orais em uma disciplina de inglês para fins acadêmicos, buscando identificar como as atividades tecnologicamente mediadas contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades. Os onze informantes, alunos da disciplina, participaram de duas atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades orais, uma apresentação oral tradicional, e uma atividade mediada por computador, a produção de um video-pitch, com o propósito de comparar as experiências e de identificar estratégias de aprendizagem utilizadas, ganhos obtidos, percepções sobre o feedback dos colegas e sentimentos relacionados à prática de comunicação oral. Os dados foram gerados a partir de três instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e relatórios reflexivos produzidos pelos participantes. Fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky, na classificação de estratégias de aprendizagem e nos estudos sobre influência de emoções na aprendizagem de segunda língua, a análise dos dados mostrou que a atividade mediada por computador propiciou o uso de estratégias de aprendizagem mais diversas, com ganhos semelhantes à atividade presencial tradicional, porém com menor nível de ansiedade. Esses resultados sugerem que as ferramentas tecnológicas apresentam benefícios complementares às práticas tradicionais voltadas para desenvolvimento de habilidades orais, propiciando uma experiência mais positiva em que a aprendizagem, e não o gerenciamento de emoções negativas, é o foco do aluno.
Abstract: This case study aims to investigate students' perceptions of the development of oral skills in an English for Academic Purposes course. The study intends to identify how technologically mediated activities contribute to the development of these skills. Eleven students participated in two activities aiming to develop oral skills, a traditional oral presentation, and a computer-mediated activity, a video-pitch production, in order to compare these experiences and identify the learning strategies applied, the obtained gains, the perceptions about the feedback of colleagues and feelings related to the practice of oral communication. The data were generated through three instruments: questionnaires, semi-structured interviews and reflective reports produced by the participants. Based on Vygotsky's sociocultural theory, second language learning strategies and studies about the emotions influence on second language learning, the data analysis showed that the computer-mediated activity afforded the use of more diverse learning strategies, with similar gains obtained in traditional face-to-face activity, with a lower level of anxiety. These results suggest that the technological tools present complementary benefits to traditional practices in developing oral skills, providing a more positive experience in which coping with negative feelings do not overshadow the focus on learning.
Assunto: Língua inglesa Métodos de ensino alantes estrangeiros
Língua inglesa Estudo e ensino Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Aquisição de segunda linguagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAPJHK
Data do documento: 27-Fev-2019
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