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Type: Tese de Doutorado
Title: Letramento digital de professores de Língua Portuguesa: cenários e possibilidades de ensino e de aprendizagem com o uso das TDIC
Authors: Josiane Brunetti Cani
First Advisor: Carla Viana Coscarelli
First Referee: Luciana de Oliveira Silva
Second Referee: Monica Daisy Vieira Araujo
Third Referee: Dorotea Frank Kersch
metadata.dc.contributor.referee4: Simão Pedro Pinto Marinho
Abstract: O ensino da língua portuguesa se insere atualmente em um contexto sociocultural no qual o texto impresso divide espaço com animações, sons, vídeos e inúmeros ambientes do mundo virtual. Esse panorama requer da educação o desenvolvimento de habilidades e estratégiaspara lidar com o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em práticas sociais digitais. Nesse cenário, esta pesquisa, ao reconhecer o importante papel do professor, objetiva identificar se há relação entre os perfis pessoal e profissional de letramento digital dos professores e, a partir disso, propor o desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas práticas pedagógicas. Diante desse propósito, são apresentadas contribuições de estudos acerca do uso de recursos tecnológicos educacionais, da ação do professor e da construção do currículo escolar em ambiente digital, além da discussão de documentos como a Base Nacional Comum Curricular e o Quadro Comum Europeu de Competência Digital, entre outros. Nesse viés, a estrutura conceitual disserta sobre as competências para ensinar no século XXI e problematiza as expressões letramento digital ecompetência digital, com diferentes perspectivas teórico-metodológicas. A seguir, são estudados os componentes necessários ao conhecimento tecnológico dos professores, a saber:(a) o nível de proficiência dos professores pelo Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores; e (b) a relação entre tecnologias digitais e práticas pedagógicas, por meio do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, do Método de Substituição, Ampliação,Modificação e Redefinição e do Modelo de Competência Digital para Professores. Com base nesses pressupostos, este estudo teve como colaboradores 57 professores das redes de ensino municipal, estadual e federal, os quais responderam a um questionário semiestruturado,permitindo traçar o perfil do letramento digital pessoal e profissional de cada um. Desses docentes, 29 participaram de um grupo focal, procedimento que objetivou levá-los a refletir sobre suas atividades pedagógicas realizadas com as tecnologias digitais. Posteriormente, esse mesmo grupo participou de um curso de formação para o uso, potencialização e diversificação das tecnologias digitais para o ensino. A análise dos dados evidenciou que: (a) os colaboradores das redes municipal e estadual, quanto ao perfil de letramento digital pessoal,sentem dificuldades em adequar as tecnologias digitais a propósitos particulares, enquanto os da rede federal utilizam esses recursos com mais propriedade; (b) os participantes, quanto ao perfil profissional, apesar de realizarem algumas atividades com tecnologias digitais, ainda se encontram em uma fase embrionária para uma prática tecnológica digital que possa acompanhar as atuais transformações sociais; (c) os docentes utilizam, no ensino, as tecnologias digitais em substituição a ferramentas tradicionais, como editores para digitartextos construídos previamente em papel; e (d) os professores reconhecem a importância e a possibilidade de aulas mais interativas com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Esses resultados permitem concluir que lidar com os recursos tecnológicos para uso pessoal não habilita necessariamente os professores a empregá-los em sua profissão, sendo, portanto, necessária uma formação específica que lhes permita lidar com astecnologias digitais no exercício da docência.
Abstract: The teaching of Portuguese demands develop skills and strategies to deal with the teaching and learning of reading and writing in digital social practices. Recognizing the relevant role the teacher plays in such a context, the objective of this research is to find out if there is a relationship between those professionals´ personal digital literacy profiles and the professional one, as well as the implementation of digital information and communication technologies in their pedagogical practices. Contributions are presented on studies on educational technological resources, those of the teacher and of the school curriculum in virtual environment, as well as of documents such as the National Curricular Common Base and the Common European Framework of Digital Competence. The conceptual framework presents skills for teaching in the 21st century, as well as it introduces the expressions "digital literacy" and "digital competence", with different theoretical-methodological perspectives. Next, text presents the components necessary for the teachers´ technological knowledge, namely: (a) the level of teachers proficiency through the European Framework of Digital Competence for Educators; and (b) the relationship between digital technologies and pedagogical practices through the Technological Pedagogical Knowledge of Content, the Substitution, Extension, Modification and Redefining Method and the Digital Competence Model for Teachers. Fifty-seven teachers from municipal, state and federal schools collaborated to this study. They answered a semi-structured questionnaire, which allowed for delineating their digital literacy profiles, both personal and professional. Of those teachers, 29 participated in a focus group and in a training course for the use, enhancement and diversification of digital technologies for teaching purposes. Data analysis showed that: (a) with regard to the personal digital literacy profile, teachers at municipal and state schools have difficulties in adapting the digital technologies for personal purposes, while those of the federal schools use such resources more accurately; (b) as to the professional profile, in spite of performing some activities with digital technologies, the participants are still in an embryonic phase for a digital technology practice which can duly follow the social transformations; (c) teachers use digital technologies as traditional teaching tools such as editors to type pre-built text on paper and software to prepare lessons with slides; and (d) teachers recognize the importance and possibility of more interactive classes with the use of digital information and communication technologies. These results allow to the conclusion that dealing with technological resources for personal use does not necessarily enable teachers to employ them in the classroom. Therefore, some specific training, which allows them for using digital technologies in their pedagogical practices, is needed.
Subject: Tecnologia de ponta e educação
Letramento
Professores Formação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Cognição
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BAWNV8
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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