Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB3P8E
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As representações espaciais em Schönhauser Allee, de Wladimir Kaminer
Authors: Gabriela Gomes de Oliveira
First Advisor: Elcio Loureiro Cornelsen
First Referee: Volker Karl Lothar Jaeckel
Second Referee: Gerson Roberto Neumann
Abstract: A obra Schönhauser Allee (2001), escrita em língua alemã pelo escritor russo Wladimir Kaminer, retrata o cotidiano da avenida homônima sob a perspectiva do olhar estrangeiro de seu autor-narrador. Seus personagens, moradores e comerciantes ganham destaque nas histórias narradas, tornando-se figuras relevantes para a compreensão e o debate acerca da alteridade e da multiculturalidade lá existentes. Imigrantes vindos da Rússia, do Vietnam e da Iugoslávia, por exemplo, também compõem esse microcenário berlinense, perpassado por acontecimentos que são permeados pelo humor e pela ironia. A contribuição que o trabalho ficcional de Kaminer traz à literatura contemporânea escrita em língua alemã pode ser melhor compreendida no momento em que analisamos alguns conceitos que atravessam toda a obra. A presença do humor diante de temas delicados, como a imigração e a tentativa de integração de estrangeiros à sociedade alemã, a autoficção que levanta questões sobre as concepções de autobiografia, o estilo leve e descontraído de sua escrita, que a faz transitar, por vezes, entre a crônica brasileira e a Kurzgeschichte alemã, as concepções de inter-, trans- e multiculturalidade, primordiais para o debate referente à coexistência de grupos culturais heterogêneos na cidade de Berlim e, por conseguinte, a ideia de cultura e identidade, em um momento tão fluido de nossa sociedade, também encontram reverberações na obra aqui pesquisada. Além disso, as narrativas de Schönhauser Allee (2001) nos impulsionam a refletir sobre questões como o fluxo migratório para a Alemanha a partir da década de 50, os processos de modernização e globalização por que passa e passou a capital alemã, mais especificamente, o microespaço social representado pela avenida do bairro Prenzlauer Berg, e, ainda, nos fornecem material literário para discutirmos os impactos do consumo e dos espaços de consumo que lá existem. Todas essas ponderações abrem caminho, por vias literárias, para pensarmos o espaço social berlinense representado pela Schönhauser Allee, local de encontro de diversos grupos culturais e palco para a alteridade. O espaço em miniatura da avenida, portanto, surge na presente pesquisa como mediador dos acontecimentos narrados por Kaminer. O objetivo aqui é analisar como esses fatores supracitados são abordados na obra, identificando elementos que possibilitem a interação entre a literatura exofônica e alguns dos principais temas que circundam a sociedade alemã nos dias atuais, tendo como pano de fundo essencial o conceito de espaço.
Abstract: The work Schönhauser Allee (2001), written in German language for the Russian writer Wladimir Kaminer, shows the daily life of the homonymic avenue under the perspective of the foreign glance of his author-narrator. His characters, residents and traders, gain distinction in the narrated histories, becoming relevant figures for the understanding and the discussion about the alteridade and the multiculturalidade there existent. Immigrants from Russia, Vietnam and Yugoslavia, for example, also make up this Berlin microenvironment, passed by events that are permeated by humor and irony. The contribution that the work ficcional of Kaminer brings to the contemporary literature written in German language can be better understood, just as we analyse some concepts that cross the whole work. The presence of humor in the face of delicate topics such as immigration and the attempt to integrate foreigners into German society, the autofiction that raises questions about the concepts of autobiography, the light and relaxed style of his writing, , between the Brazilian chronicle and the German Kurzgeschichte, the conceptions of inter-, trans- and multiculturality, primordial for the debate regarding the coexistence of heterogeneous cultural groups in the city of Berlin and, therefore, the idea of culture and identity, in a so fluid moment of our society, also find reverberations in the work researched here. Besides, the narratives of Schönhauser Allee (2001) drive thinking about questions like the migratory flow for Germany from the decade of 1950, the processes of modernization and globalization which it suffers and it passed the German capital, more specifically the social microspace represented by the avenue of the district Prenzlauer Berg, and, still, it supplies with us literary material in order that we discuss the impacts of the consumption and of the spaces of consumption that there exist. All these considerations open way, for literary roads, in order that we think the social space of Berlin represented by Schönhauser Allee, place of meeting of several cultural groups and stage for the otherness. The space in miniature of the avenue, so, appears, in the present inquiry, like mediator for the events narrated by Kaminer. The objective, here, is to analyse as these foregoing factors are boarded in the work, identifying elements that make possible the interaction between the exophonic literature and some of the main subjects that surround the German society on the current days having, like essential backdrop, the concept of space.
Subject: Alteridade
Humor na literatura
Kaminer, Wladimir, 1957- Schönhauser Allee Crítica e interpretação
Ironia na literatura
Ficção alemã História e crítica
Literatura e sociedade Alemanha
Imigrantes na literatura
Espaço e tempo na literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB3P8E
Issue Date: 21-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_gabriela_gomes_de_oliveira.pdf5.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.