Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB6R3N
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Antonio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Júlia Morena Silva da Costa | pt_BR |
dc.creator | Jessica Luiza de Sousa Ribas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T04:53:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T04:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB6R3N | - |
dc.description.abstract | Esta disertación propone un análisis comparativo, teórico y crítico, entre los textos Malinche (1992), de Inés Stranger (Chile), y La mujer puerca (2012), de Santiago Loza (Argentina), a partir del concepto teórico de imagen y sus desdoblamientos, el acto de mirar, la posición del espectador, proposiciones acerca de la historia y de la memoria y la forma como lo femenino se presenta en las obras. Se analiza la estructuración de los personajes en ambos textos, en que mujeres protagonistas de sus propias historias están insertadas dentro del contexto latinoamericano y los discursos huyen del orden masculino/hegemónico. Para presentar este estudio, iniciamos la disertación con un panorama histórico, cultural y social de la mujer, en Argentina, Chile y Brasil, las formas actuales de enfrentamientos femeninos y las perspectivas dramatúrgicas. Posteriormente, realizamos una reflexión de cada obra y el estudio comparativo. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação propõe análise comparativa, teórica e crítica, entre os textos Malinche (1992), de Inés Stranger (Chile), e La mujer puerca (2012), de Santiago Loza (Argentina), a partir do conceito teórico de imagem e seus desdobramentos, o ato de olhar, a posição do espectador, proposições acerca da história e da memória e a forma como o feminino é apresentado nas obras. Analisa-se a estruturação das personagens em ambos os textos, em que mulheres protagonistas de suas próprias histórias estão inseridas dentro do contexto latino-americano e os discursos fogem da ordem masculina/hegemônica. Para apresentarmos esse estudo, introduzimos a dissertação com um panorama histórico, cultural e social da mulher, na Argentina, no Chile e no Brasil, as formas atuais de enfrentamentos femininos e as perspectivas dramatúrgicas. Posteriormente, realizamos uma reflexão de cada obra e o estudo comparativo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | teatro político | pt_BR |
dc.subject | imagem | pt_BR |
dc.subject | Santiago Loza | pt_BR |
dc.subject | Inés Stranger | pt_BR |
dc.subject | gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Loza, Santiago, 1971- Mujer puerca | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres no teatro | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro chileno História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro argentino História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Stranger, Inés Margarita Malinche | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa da construção do corpo feminino nas obras dramatúrgicas Malinche de Inés Stranger e La mujer puerca de Santiago Loza | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
j_ssica_ribas_disserta__o_fale.ufmg.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.