Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBAGWS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Leitura crítica de textos da mídia: desnaturalizando discursos hegemônicos em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Autor(es): Camila Emanuele de Oliveira Abreu
Primeiro Orientador: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Primeiro membro da banca : Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Segundo membro da banca: Ana Cecilia Cossi Bizon
Resumo: Este trabalho propõe a análise de um conjunto de estratégias de leitura crítica, dentre elas as oficinas de leitura de diversos textos veiculados na mídia brasileira. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de língua portuguesa, na educação básica, com uma turma de 8º ano de uma escola pública municipal. O trabalho foi dividido em três etapas distintas: a primeira etapa objetivou diagnosticar o perfil socioeconômico e os interesses de leitura dos alunos, tendo em vista os hábitos de consumo de mídias impressas, televisivas e virtuais. Posteriormente, os alunos participaram de oficinas de leitura de textos jornalísticos e publicitários, convergentes com os interesses elencados na primeira etapa, a fim de lançar sobre estes um olhar reflexivo quanto aos posicionamentos adotados pelos veículos de comunicação e também quanto aos impactos sociais da disseminação e recepção passiva desses enunciados. A terceira etapa consistiu na verificação do progresso alcançado com as oficinas de leitura crítica, por meio da produção de vídeos de divulgação e alerta sobre os interesses mercadológicos dos textos veiculados na mídia, a fim de conscientizar o público sobre a importância de uma leitura crítico-reflexiva desses textos jornais, telenovelas, publicidades, etc. Para isso, foi criado um canal na plataforma Youtube, de livre acesso pela comunidade escolar, no qual foram postados os vídeos produzidos pela turma. Os resultados obtidos mostraram-se relevantes no campo da análise discursiva, uma vez que demonstrou a percepção de que todas as escolhas linguísticas, visuais e discursivas não são aleatórias, mas movidas por interesses ideológicos.
Abstract: This work proposes an analysis of the strategies of critical reading, among them the workshops of reading of several texts conveyed in the Brazilian media. The activities were developed in Portuguese language classes, in basic education, with an 8th grade class from a municipal public school. The work was divided into three distinct stages: the first stage aimed at diagnosing students' socioeconomic profile and reading interests, considering the consumption habits of printed, television and virtual media. Subsequently, the students participated in reading and journalistic texts, converging with the interests listed in the first stage, in order to launch a reflexive look at the positions adopted by the communication vehicles and also on the social impacts of dissemination and dissemination. passive reception of these statements. The third step consisted in verifying the progress made with the critical reading workshops, through the production of publicity videos and warning of the marketing interests of the texts conveyed in the media, in order to make the public aware of the importance of a critical- reflective of these texts - newspapers, soap operas, advertisements, etc. For that, a channel was created on the Youtube platform, freely accessible by the school community, in which the videos produced by the group were posted. The results obtained proved to be relevant in the field of discursive analysis, since it demonstrated the perception that all linguistic, visual and discursive choices are not random, but driven by ideological interests.
Assunto: Compreensão na leitura
Discurso midiático
Leitura (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Gêneros textuais
Leitores Reação crítica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBAGWS
Data do documento: 28-Fev-2018
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