Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSJVX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Valdeni da Silva Reispt_BR
dc.contributor.referee1Vanderlice dos Santos Andrade Sólpt_BR
dc.contributor.referee2Leonardo Antonio Soarespt_BR
dc.creatorLarissa Polyana de Meneses Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T12:32:36Z-
dc.date.available2019-08-11T12:32:36Z-
dc.date.issued2019-03-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSJVX-
dc.description.abstractThis study focuses on (dis)problematize the teaching-learning of English as a foreign language to students of a public school in a situation of social vulnerability. Therefore, the objective is to investigate the possible implications of the use of television shows for the teaching of the English language, in order to identify possible displacements of representations and behavior of students labeled 'problematic students'. The development of teaching material was conducted from a point of view of problematized language teaching build from the notions of the problem-posing pedagogy (FREIRE, 1981, FAUNDEZ & FREIRE, 1985) in order to observe possible discursive or identity (re) positioning of the participants of this research. According to the qualitative research model, the study is based on the pedagogical intervention method. Involving a series of in-class interventions with five activities of 50 minutes each in a class with students in a situation of social vulnerability, and also considered 'a problem' by the teachers. By the use of short videos extracted from TV shows, the researcher planned activities to debate the following topics: depression, relationships between parents/mothers, bullying and racism. The corpus of the research was composed of narratives and questionnaires. As analytical procedures, the assumptions of discourse analysis used mainly from the discursive resonances (SERRANI-INFANTE, 2001). Representations of the participants were comprehended indicating the (dis) construction of images that constitute him/her as a 'problematic student'. In this way, the results indicate that it is possible, from the intervention (dis) problematize around the nomination 'student-problem', to provoke and perceive subjective movements in the students that lead them to reposition themselves in personal relationships and in the community. Finally, it is necessary to understand that the school, and English-language teaching and learning, deal with historically 'imposed' situations and perpetuates the appointment and relationship with students who do not follow from what is expected. However, it is necessary to question old appointments and labels in order to build new relationships and conquer new positions.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa está focada na (des)problematização do ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira a alunos de uma escola pública em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é, portanto, investigar as implicações do uso de seriados de televisão para o ensino da língua inglesa, de modo a identificar possíveis deslocamentos de representações e de comportamento sujeitos rotulados como alunos-problema'. Sob uma perspectiva de ensino de línguas problematizado, construída a partir das noções da pedagogia da pergunta (FREIRE, 1981, FAUNDEZ e FREIRE 1985) foi realizada a criação de material didático, buscando-se observar possíveis (re)posicionamentos discursivos/identitários dos participantes deste estudo. Nos moldes da pesquisa qualitativa, o está ancorado no método da intervenção-pedagógica, sendo realizada a criação de uma série de intervenções com cinco atividades de 50min cada, em uma turma com alunos em situação de vulnerabilidade social e nomeados pelos professores e pela escola como alunos/turma problema. Por meio de trechos de seriados, foram planejadas atividades problematizando os seguintes temas: depressão, relacionamentos entre pais/mães, bullying e racismo. O corpus da pesquisa foi composto por narrativas e questionários. Como procedimentos analíticos, foram utilizados pressupostos da análise do discurso, sobretudo a partir das ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 2001). Foram apreendidas representações de nossos participantes que indicam a (des)construção de imagens que o constituem como aluno-problema'. Deste modo, os resultados indicam que é possível, a partir da intervenção (des)problematizar em torno da nomeação aluno-problema', provocar/perceber movimentos subjetivos nos alunos que os levam a se reposicionar nas relações e no mundo. Por fim, é preciso compreender que a escola, logo o ensino-aprendizagem de língua inglesa, lida com situações historicamente impostas' e que perpetuam a nomeação e a relação com os alunos que desviam daquilo que é esperado. É necessário, porém, que velhas nomeações e rótulos sejam problematizados, para que novas relações sejam construídas e, enfim, novos posicionamentos conquistados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeriados Televisivospt_BR
dc.subjectAluno-problemapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectVulnerabilidade Socialpt_BR
dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherMenores Educação Brasilpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aula Brasilpt_BR
dc.subject.otherTelevisão Seriadospt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherCrianças socialmente desajustadas Brasil Educaçãopt_BR
dc.subject.otherDelinquência juvenil Brasilpt_BR
dc.title(Des)Problematizando no ensino/aprendizagem da língua inglesa: uma proposta de uso de seriados para o reposicionamento discursivo e identitário de alunos-problemapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.