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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A poesia de Augusto de Campos sob a ótica da linguística cognitiva: a interpretação descritiva
Authors: Henrique Alvarenga Cosenza
First Advisor: Luiz Francisco Dias
First Referee: Milton do Nascimento
Second Referee: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Abstract: Este estudo descreve, utilizando-se do aporte teórico oferecido pela Linguística Cognitiva, os processos subjacentes a interpretação dos signos verbais presentes em poesias, mais especificamente, poemas integrantes da obra de Augusto de Campos. Às investigações de interpretação de obras literárias utilizando-se do aporte teórico mencionado dá-se o nome de Poética Cognitiva, enquadrando, portanto, o presente trabalho. Foram selecionados sete poemas, tendo como critério a possibilidade de descrever o que o autor do estudo compreendeu a partir da leitura dos poemas. Uma vez que muitos dos textos do poeta são marcados pelo uso de recursos imagéticos, os poemas analisados foram selecionados por serem passiveis de indicação de como a parte verbal possibilitou tal interpretação, ainda que, em alguns casos, seja indispensável atentar para algum elemento visual que tenha influência interpretativa. Essas interpretações foram analisadas sob a ótica da Linguística Cognitiva, cujo ferramental teórico utilizado foi esquemas imagéticos e estrutura conceptual, semântica de frames, teoria de protótipos, metáfora e metonímia conceptual, teoria dos espaços mentais, mesclagem conceptual, gramática de construções e construção morfológica, e algumas proposições de yko em A cognitive account on wordplay, de acordo com as demandas específicas de cada interpretação. O estudo demonstra a adequação das proposições teóricas adotadas, uma vez que se mostraram eficientes na descrição do aporte cognitivo necessário para interpretação dos textos. A interpretação dos poemas corrobora uma das proposições basais da Linguística Cognitiva, que é a da centralidade da semântica no estudo linguístico, em oposição à sintaxe, dado que alguns dos textos são formados apenas por poucas palavras apresentadas de forma não habitual e, em alguns casos, até mesmo sem estrutura sentencial. Outra importante proposição corroborada pelas análises é a da não modularidade da habilidade linguística, que demanda de habilidades cognitivas não especializadas na sua produção/recepção, pois, ainda que o intuito tenha sido de se focar nas manifestações verbais, há situações em que as interpretações demandam informações advindas da disposição gráfica das palavras, exacerbando essa interdependência. O estudo ainda contribui em pontos linguísticos mais específicos, como a demonstração de manifestação do sistema estrutural conceptual em palavras de classe aberta; a possível determinação de uma construção morfológica do Português Brasileiro; e a necessidade de criação de rede de mesclagem conceptual na interpretação de neologismos. O estudo aqui apresentado soma-se às evidências da aplicabilidade do arcabouço teórico adotado na descrição da interpretação de textos poéticos e contribui para o campo que se insere, tanto na corroboração de suas teorias e premissas, como aponta para futuras investigações de interesse na área.
Abstract: This study describes through the theoretical framework of Cognitive Linguistics the underlying processes demanded in the interpretation of the verbal signs of poems of Augusto de Campos. The investigations of this sort are called Cognitive Poetics, therefore framing this study. The criterion used to select the seven poems analyzed was the possibility to describe what the author of the study understood by reading them. Since many of the texts of the poet make use of imagistic resources, the analyzed poems were selected for being possible to indicate how the verbal features of them made such interpretations possible, although in some cases some imagistic features were indispensable for the meaning construction. These interpretations were analyzed using the theoretical framework of Cognitive Linguistics, more specifically, image schemas and conceptual structure, frame semantics, prototype theory, conceptual metaphor and metonymy, mental spaces, conceptual blending, construction grammar and morphological construction, and some of Zyskos propositions found in A cognitive account on wordplay, according to the specific demands of each interpretation. The study shows the adequacy of the theoretical propositions adopted, since they were efficient in describing the cognitive apparatus needed to interpret the texts. The interpretations of the poems support one of the central propositions of Cognitive Linguistics, the primacy of semantics in linguistic studies, in opposition to syntax, since some of the texts are composed by only a few words presented in an unusual manner or even without a sentence structure. Another important proposition supported by the analysis is the non-modularity of linguistic ability, which demands cognitive abilities not specialized in its production/reception, since, in some cases, the interpretations were only possible taking imagistic features on account, exacerbating this interdependence. The study also contributes in more specific linguistic issues, such in demonstrating the manifestation of the conceptual structuring system in open class words; the possible description of a morphological construction in Brazilian Portuguese; and the necessity of the emergence of a conceptual blending network in the interpretation of neologisms. The study presented here sums up the evidences of the applicability of the theoretical framework adopted in the description of the interpretation of poetic texts and contributes to the field that is inserted, as much in the corroboration of its theories and premises, as it points to future investigations of interest in the area.
Subject: Poesia brasileira História e crítica
Campos, Augusto de, 1931- Crítica e interpretação
Cognição
Linguística
Linguística na literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSK4P
Issue Date: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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