Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSN5M
Type: Dissertação de Mestrado
Title: To be or not to be ensinante/aprendiz de inglês: (Im) possibilidades na sala de aula de adolescentes trabalhadores em vulnerabilidade social
Authors: Maria José D Alessandro Nogueira
First Advisor: Valdeni da Silva Reis
First Referee: Maralice de Souza Neves
Second Referee: Joziane Ferraz de Assis
Abstract: Esta dissertação de mestrado apresenta a pesquisa sobre minha prática educacional como professora do nível básico da língua inglesa (LI) em uma turma de adolescentes e jovens trabalhadores entre 16 e 20 anos em vulnerabilidade social. O delineamento do estudo foimotivado pela curiosidade de compreender o movimento dos alunos em resposta à aprendizagem da LI e verificar a existência de deslocamentos identitários resultantes dessa experiência. A investigação, realizada durante um semestre letivo composto por 36 horasaula, teve como lócus de enunciação a sala de aula da Instituição onde trabalho como professora voluntária de inglês há cinco anos. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a observação participativa da minha prática de ensino como método de investigação. Proceder à observação da própria prática me aproximou da minha subjetividade e da subjetividade dos estudantes mais do que o inicialmente planejado. Tornei-me também sujeito da investigação, o que levou este trabalho a adquirir o formato autoetnográfico, levando-me a fazer a leitura do caminhar dos participantes em paralelo ao meu caminhar. A geração dos dados foi realizada por intermédio de questionários respondidos pelos alunos no início e no final do curso, por entrevistas individuais feitas com os alunos no início do semestre e registros escritos em diários de aprendizagem dos alunos e da professora pesquisadora durante o período. O corpus foi também constituído por conteúdos extraídos de trabalhos produzidos pelos estudantes no semestre. Realizei também entrevistas individuais com quatro membros da Instituição que sediou minha pesquisa, a título de obter informações adicionais sobre os participantes do estudo. Procedi à análise dos impactos de uma abordagem de ensino voltada para o fomento da colaboração e da responsabilização e dos possíveis movimentos subjetivos de inclusão/mobilidade social dos aprendizes. A dinâmica da sala de aula contou com o apoio adicional de um suporte didático criado especialmente para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados. Como resultado, compreendi que o ato de ensinar/aprender não ocorre de forma linear, mas em espiral, e a sala de aula constitui um espaço social propício à expressão de múltiplos saberes e trocas entre seus interlocutores. O processo de aquisição da língua se faz também muito mais promissor quando circula, num ir e vir entre os sujeitos, possibilitando movimentos de inclusão e descolamentos que acenam para a constituição de novas identidades e construção de novos saberes.
Abstract: This dissertation presents the research on my educational practice as a teacher of the basic level of English language (LI) in a socially vulnerable group of adolescents and young workers aged from 16 to 20 years. The study design was motivated by the curiosity to understand the students movement in response to their LI learning and to verify the existenceof identity shifts resulting from this experience. The research, carried out in a 36-hour course during a semester, had as locus of enunciation a classroom of the institution where I have been working as an English volunteer teacher for the five past years. The study, of a qualitative nature, used the participatory observation of my teaching practice as a researchmethod. Proceeding to the observation of my own practice brought me closer to my subjectivity and to the subjectivity of the students more than initially planned. I also became subject of the research and this led the study to an autoethnographic format making me proceed to the observation of both participants and teachers move along the way, during the entire semester. Data were generated by questionnaires answered by the students at the beginning and at end of the term, in addition to individual interviews at the beginning of the course. Narratives were written in personal journals after the classes by all participants students and the teacher. The students productions were also considered part of the corpus. I also conducted individual interviews with four members of the Association that hosted my research, as supplementary information about the participants of study.The investigation considered the impacts of a teaching approach that aimed at fostering collaboration and responsibility among learners, as well as their possible subjective moves towards social inclusion and mobility. The classroom dynamics had the support of an extra pedagogicalmaterial especially shaped for the course in alignment with the objectives of the research. As a result, I understood that the act of teaching and learning occurs not in a linear but in a spiral way, and that the social space of the classroom can become a fruitful arena to the expression of multiple voices and exchanges among interlocutors. I also realized that the process of language acquisition can become more fruitful when it circulates among the subjects enabling movements of social inclusion and identity shifts in response to the new process of knowledge construction.
Subject: Adolescentes Condições sociais
Aquisição da segunda linguagem
Educação Aspectos sociais
Etnologia
Língua inglesa Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSN5M
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1992m.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.