Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBTJY5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Myriam Correa de Araujo Avilapt_BR
dc.contributor.referee1Eduardo de Assis Duartept_BR
dc.contributor.referee2Maria Clara Versiani Galerypt_BR
dc.creatorMarcelo Dourado de Campospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:53:41Z-
dc.date.available2019-08-10T15:53:41Z-
dc.date.issued2019-03-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-BBTJY5-
dc.description.abstractThe following research aims to discuss the role of the life and work of Maxim Gorky in building the culture of the stalinist regime. Placed at the top of the socialist literary hierarchy, the writers ouvre provides the link between the utopian yearnings of late nineteenth century Russian intellectuals and the establishment of the new Soviet literature. In Mother (1907), Gorky´s novel widely celebrated by the stalinist cultural apparatus, the literary patterns of the new aesthetics are expressed at their embryonic stage, later to be developed into what the Soviet regime will deem mankind´s ultimate literary achievement: Socialist Realism. At the core of the novel´s narrative lies the key component of the new literary aesthetic: the positive hero. In a socialist realist plot, the narrative arc of the hero enacts, in the individual sphere, the journey by which the human spirit must travel in order to bring about, in history, the socialist utopia from spontaneity to absolute consciousness. We argue that through the positive hero, the role model, the ideal revolutionary, Gorky not only updates the utilitary and normative aspects of Russian radical literature, but also foresees the essential elements to the forging of the stalinist view of reality, whose totalitarian nature will determine it as an order of being in which Soviet society (and humankind) is empowered to shape itself into its superior version The New Soviet Men. Through the analysis of the main elements in Mother that are reproduced and iterated in the later socialist realist body of work, it is possible to pinpoint the deepest layers of intellectual thought that would eventually sustain the Soviet literary aesthetics as an accurate expression of the stalinist image of reality which presents itself, at the least, as an ideological filter and at the most, as a surrogate for the experience of reality. Once in it, the writer becomes an engineer of souls, spearheading the process of utopian fulfillment of human capacities, in a society where the notions of present and future are merged together. The Soviet citzen, caught in between the official reality and individual experience, lives in an uncertain state amidst what it is and what it should be.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa discorrer acerca do papel da vida e obra de Maxim Gorki para a construção da cultura do regime stalinista. No topo da hierarquia literária socialista, a obra do escritor fornece o fio condutor entre os anseios utópicos da intelectualidade radical russa do final do século XIX e o estabelecimento de uma literatura soviética. Em A mãe (1907), obra de Gorki celebrada na cultura stalinista, são estabelecidos os parâmetros literários rudimentares que serão refinados posteriormente, na conformação de uma estética literária que o regime soviético elevará à condição de conquista artística humana definitiva, o Realismo Socialista. Reside, no cerne de A mãe, o componente-chave da nova estética literária: o herói positivo. Na narrativa, seu movimento é a ilustração, no âmbito individual, da jornada que o espírito humano deve percorrer para materializar, na história, a utopia socialista da espontaneidade à consciência total. Argumentamos que pela figura do herói positivo, o exemplar revolucionário ideal, a obra de Gorki não apenas atualiza os aspectos utilitários e normativos da literatura radical russa ao modo bolchevique, como antecipa elementos essenciais à conformação de uma interpretação stalinista da realidade, cujos fundamentos totalitários a determinarão como uma espécie de ordem da existência na qual o ser humano se torna capaz de moldar-se em sua versão superior o Novo Homem Soviético. Pela análise dos elementos em A mãe que serão reproduzidos protocolarmente nas obras do Realismo Socialista, são identificadas as mais profundas camadas de ideias que legitimarão a estética literária soviética como a expressão de uma imagem stalinista do real que se estabelece como um filtro, ou em seus aspectos mais extremos, um substituto, da experiência da realidade. Nela, o escritor é um engenheiro de almas a capitanear o processo de consagração utópica das capacidades humanas, em uma sociedade na qual as noções de presente e futuro se confundem. Na tensão entre o real oficial e a experiência individual vive o cidadão soviético, espremido entre o que é e o que deve ser.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGorkipt_BR
dc.subjectA mãept_BR
dc.subjectutopiapt_BR
dc.subjectRealismo Socialistapt_BR
dc.subject.otherUtopias na literaturapt_BR
dc.subject.otherGokin, Maksim, 1868-1936 Mãe Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção russa História e críticapt_BR
dc.subject.otherRealismo socialista na literaturapt_BR
dc.titleGorki e a engenharia da alma: o herói positivo e o novo homem soviético em A mãept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.