Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LGSA-9AXG9N
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise da paisagem para identificação de pressão antrópica sobre unidades de conservação estudo de caso da micro bacia do Córrego Barreirinho - Ibirité - Minas Gerais
Autor(es): Viviane Ferreira Batista
Primeiro Orientador: Marcos Antonio Timbo Elmiro
Primeiro membro da banca : Plinio da Costa Temba
Resumo: O Parque Estadual da Serra do Rola Moça se localiza na maior região metropolitana do estado de Minas Gerais, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, fato que influencia a conservação e preservação de seus recursos e processos ecológicos. Dentro deste contexto este trabalho se utiliza da micro bacia do Córrego Barreirinho como amostra das diversas situações do entorno da UC, cujos limites com o município de Ibirité, onde se localiza a micro bacia, não possui Zona de Amortecimento delimitada. Sendo assim, a preservação das Áreas de Preservação Permanente, APPs seria uma alternativa para tentar suprir esta deficiência. Para tanto, este trabalho fez uso de técnicas de Geoprocessamento associadas a Análise da Paisagem para analisar as regiões em que a vegetação se encontra mais segmentada e reduzida, necessitando de intervenções efetivas.
Assunto: Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (MG)
Geoprocessamento  
Áreas de conservação de recursos naturais
Ibirité (MG)  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LGSA-9AXG9N
Data do documento: 16-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Geoprocessamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.