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dc.contributor.advisor1Beatriz Valadares Cendonpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Cezarina Vitor de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Vilma Moreira dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Eduardo Jose Wense Diaspt_BR
dc.contributor.referee3Maria Eugenia Albino Andradept_BR
dc.creatorCandida Aleixo de Oliveira Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:13:56Z-
dc.date.available2019-08-11T11:13:56Z-
dc.date.issued2000-09-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LHLS-69US6Y-
dc.description.abstractThrough literature review, the paper presents the conceptual and philosophical analysis of the Sense-Making approach developed by Brenda Dervin for the study of needs and uses of information. This approach offers essential support to reach the structure of information system really focussed on the user. Secondly, it aims at outlining basic guidance to apply this methodology in the Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais CETEC, by means of pilot interviews and analysis of contents, using the same approach. The result shows that it is possible to use the approach. Thus, the technological Information Sector of CETEC has another tool to study its users in order to make suitable its products and services.pt_BR
dc.description.resumoPor meio de revisão da literatura o trabalho apresenta a análise conceitual e filosófica da abordagem Sense-Making desenvolvida por Brenda Dervin, para o estudo de necessidades e usos de informação. Esta abordagem oferece fundamentação básica para se chegar, à estruturação de sistema de informação realmente centrado no usuário. Buscou-se delinear, em um segundo momento, orientações básicas para aplicação desta metodologia no contexto da Fundação Centro tecnológico de Minas Gerais CETEC, por meio da realização de entrevistas piloto e análise dos conteúdos, utilizando a referida abordagem. Verificou-se a possibilidade de sua aplicação neste contexto, passando o Setor de Informação Tecnológica STI da instituição, a contar com um novo instrumento para estudo de seus usuários com vistas a adequar seus produtos e serviços.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos de usuáriospt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem Sense-Makingpt_BR
dc.subject.otherBibliotecas Estudo de usuáriospt_BR
dc.titleAplicação da abordagem Sense-Making no estudo do comportamento informacional de pesquisadores de um instituto de pesquisa tecnólogicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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