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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Indicadores de produção científica e tecnológica na interação universidade-empresa
Authors: Lucineia Maria Bicalho
First Advisor: Marta Araujo Tavares Ferreira
First Referee: Beatriz Valadares Cendon
Second Referee: Isis Paim
Abstract: As instituições federais de ensino superior no Brasil têm tido tradicionalmente como atribuições básicas as atividades de ensino e pesquisa. A maioria dessas instituições alcança resultados que, qualitativa e quantitativamente, indicam atuações de alto nível, comparativamente aos padrões internacionais, tanto em formação de pessoal quanto em produção científica. Com o conhecimento novo assumindo papel estratégico para o desenvolvimento econômico dos países, essas instituições têm sido chamadas a incorporar, às suas atribuições já consolidadas, a participação no desenvolvimento econômico e social do meio onde estão inseridas. Dessa forma o conhecimento desenvolvido no ambiente acadêmico, em especial aquele relacionado à criação de tecnologia, tem recebido grande atenção, uma vez que ele pode representar uma resposta mais direta aos problemas regionais. A Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG tem estabelecido parcerias com o setor empresarial para desenvolver tecnologia, processo esse que, embora polêmico, tem se mostrado um caminho de atuação importante e de muito êxito.As atividades desenvolvidas em ciência e tecnologia e os seus resultados podem ser representados por indicadores que constituem importante ferramenta tanto para a avaliação como para o estabelecimento de planos de atuação. Assim, as universidades, como a maioria das instituições registram suas atividades e constroem indicadores que são utilizados no seu dia-a-dia. Esses indicadores refletem de modo relativamente satisfatório a atividade científica da universidade, representada, basicamente, pela divulgação de seus resultados em forma de produções bibliográficas científicas. Por outro lado, verifica-se, com relação aos indicadores de criação de tecnologia, uma sub-representação dessas atividades, bem como de seus resultados, nos indicadores normalmente utilizados. O presente trabalho analisa três casos de interação da Universidade Federal de Minas Gerais com o setor empresarial como forma de melhor compreender a participação de cada uma das partes no processo de criação tecnológica e avaliar como as atividades foram representadas nos indicadores tradicionais da Universidade. Com este estudo pretendemos discutir as formas de representação das atividades de criação de tecnologia a fim de que sejam mais facilmente visualizadas, contribuindo para o aprimoramento dos indicadores de produção acadêmica, a fim de embasar decisões estratégicas, apoiar a avaliação e tornar transparente para a sociedade qual a contribuição da Universidade nesse campo de produção de conhecimento.
Abstract: Federal institutions of higher education in Brasil have had traditionally as their basic attributions teaching and research activities. Most of these institutions reach results that, in quality and in numbers, indicate performances of high level, comparatively to international standards, in personnels formation as well as in scientific production. Because of the fact that knowledge is assuming a strategic role in the development of countries, these institutions have been asked to incorporate to their consolidated attributions the participation in the economic and social development of the environment in which they are acting. Consequently knowledge developed in the academic environment, in particular that related to technology, has been receiving great attention, since it is expected to offer an answer to regional problems. The Federal University of Minas Gerais (UFMG), has been stablishing partnerships with industries in order to develop technology. This process in spite of its controversial character, has proven to be an important and successful avenue. Science and technology activities developed and their results can be represented by indicators that contitute an important tool for their evaluation and for the stablishment of strategic plans. In this way, the university, as most institutions, registers its activities and builds indicators that are used in its dayly activities. These indicators contemplate in a relatively satisfatory way the scientific activity of the university which is represented, fundamentally, by the publication of results in the form of bibliographical production. On the other side, the activities of tecnology creation, as well as their results, are not reflected in the normally used indicators. The present work analyses three cases of interaction of the UFMG with the industrial sector to understand how each part participates in the process of technology creation and to evaluate how those activities were represented in the traditional productivity indicators of the university. In this study we discuss existing forms of representation of the activities of creation of technology so that they can be more easily visualized, in order to contribute to the improvement of academic prodution indicators, which are used to fundament strategic decisions, to support evaluation, and to show in a transparent way the university contribution on the field of knowlege production.
Subject: Ensino superior Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais Tecnologia
Ensino superior Ciencia e tecnologia
Universidade Federal de Minas Gerais Pesquisa
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69VRWV
Issue Date: 24-Aug-2000
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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