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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento docente
Autor(es): Maria de Fatima Uchoa de Castro Macedo
primer Tutor: Ligia Maria Moreira Dumont
primer Co-tutor: Maria das Graças Targino
primer miembro del tribunal : Maria Beatriz A Sathler Bretas
Segundo miembro del tribunal: Maria Eugenia Albino Andrade
Resumen: Analisa a influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento dos docente, face à importância da informação na sociedade contemporânea e às possibilidades de aplicação da informática nos processos educacionais. O referencial teórico inclui a análise de alguns estudos na área de comportamento social, empresarial e docente, a fim de identificar as tendências atuais das tecnologias da informação na educação. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ininga, Teresina Piauí, durante o primeiro semestre de 2000. O universo deste estudo constituiu-se de 33 docentes do quadro efetivo com dedicação exclusiva (DE) do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O protocolo de coleta de dados efetivou-se através de questionários e entrevistas, em dois momentos ¯ janeiro e julho/2000 ¯ para verificar se houve evolução do grupo a partir das formas de uso do computador antes e depois da informatização do Centro. Os respondentes foram categorizados em três grupos: GRUPO A (com domínio da tecnologia), GRUPO B (sem domínio da tecnologia) e GRUPO C (não usuário). Trata-se de um estudo de caso, para o qual recorremos a uma abordagem quantitativa de estudo, privilegiando ora aspectos isolados, ora dados quantificáveis. Com base nos resultados obtidos, o trabalho apresenta, dentre outras, as seguintes conclusões: a) o comportamento informacional dos respondentes caracteriza-se pela primazia no uso das fontes convencionais de informação; b) apesar disso, manifestaram-se favoráveis às inovações tecnológicas, antes mesmo da inserção do computador no ambiente de trabalho; c) as formas predominantes de uso do computador atendem ao conceito da tecnologia como ferramenta auxiliar do ensino, através da digitação de textos, seguida pela busca de informação na Internet; em menor escala, a organização de materiais didáticos, e a produção de textos científicos; c) a grande maioria dos entrevistados (87,88%) não desenvolve atividades com os alunos, através da Internet, por falta de domínio da tecnologia. Os que utilizam, indicam sites de interesses dos alunos, de acordo com o conteúdo da disciplina. Tais resultados permitiram constatar a evolução do grupo em relação ao uso do computador, pelo interesse na Internet demonstrado na segunda sondagem. Verificamos também que não basta disponibilizar tecnologias sem uma cultura informacional, sem uma prática consciente, planejada, sistematizada, enfim, sem uma política que contemple a utilização do potencial das tecnologias.
Abstract: Analyses the influence of the use of computers in the behavior of university professors toward the importance of information in the contemporary society, and toward the potential of the use of computers in the educational procedures. The theoretical references includes the analysis of some works in the area of social, organizational, and university professor behavior in order to identify the tendencies of computers technology in education. The research took place at Centro de Ciencias da Educacao (CEE), Universidade Federal do Piaui (UFPI), Campus Ininga, Teresina-Piaui/Brazil, through the first semester of the year 2000. The subjects of the present work were 33 full professor from the Pedagogy Department staff. The data collection was achieved through questionnaires and interviews, in two point moments \ January and July, 2000 \ in order to verify if there was any change in the group concerning the use of the computers after the insertion of computers in the Department. The subjects were labeled as three groups: GROUP A (advanced users), GROUP B (beginner users), GROUP C (not users). This is a case study, to which we recurred to a quantitative approach, emphasizing sometimes detached aspects, sometimes quantifiable data. Based in the results, the conclusions, among others are: a) The behavior of the subjects is characterized primarily for the use of conventional sources of information; b)However, they manifested to be open to technological innovations, even before the insertion of the computers in the work environment; c) the most common ways of computer uses attends to the inception of technology as an auxiliary tool for education, through typewriting, followed for the search of information in the Internet; in a lower scale, the organization of pedagogic materials, and the production of scientific papers; c) most of the subjects (87,88%), do not make activities with the students, through Internet, for lack of skills on how to use this technology. The other subjects make use of it suggesting sites that might be interesting for the students, according to the contents of the discipline they are teaching. Such results allowed to identify the evolution of the group regarding the use of computers, for the growing interest for the Internet detected in the second interviews and questionnaires. We verified, also, that it is not enough to provide technology without providing an informational culture, without a planned, systematic and conscious practice, lastly, without a policy that contemplates the utilization of technology potential.
Asunto: Tecnologia da informação Educação
Professores universitários
Informática Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XMRC
Fecha del documento: 18-dic-2000
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