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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estudo do uso de periódicos científicos brasileiros da área de física por docentes dos programas de pós-graduação do Nordeste
Authors: Monica Maria Machado Ribeiro Nunes de Castro
First Advisor: Lidia Alvarenga
First Co-advisor: Maria das Graças Targino Guedes
First Referee: Maria das Graças Targino
Second Referee: Beatriz Valadares Cendon
Third Referee: Maria Elizabeth de Gouvea
Abstract: Para o desenvolvimento das atividades científicas e técnicas são condições básicas, entre outras, a garantia de livre acesso à informação e a facilidade de comunicação entre os pares, que no caso específico da física, ocorre de modo formal, principalmente, através do periódico científico. Considerando-se a crescente dificuldade enfrentada pelos cientistas em geral, e em particular, pelos cientistas de instituições públicas localizadas em estados periféricos de países em desenvolvimento, para se manterem informados, objetiva-se estudar o uso de periódicos científicos brasileiros da área de física pelos docentes dos segmentos de naturezas distintas: os docentes dos programas de pós-graduação em física do Nordeste, dos quais trabalhou-se uma amostra composta por 84 professores que exerceram atividades nos cursos de mestrado e doutorado destes programas em 1999; os periódicos científicos da área de física. O uso dos periódicos científicos foi investigado através: 1) do levantamento dos títulos usados para publicação de artigos de periódicos produzidos no ano de 1999, efetuado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); 2) das citações de periódicos feitas nesses artigos, obtidas na Web of Science; 3) do levantamento dos periódicos usados para ensino/pesquisa, declarado pelos próprios docentes através de questionário misto utilizado na coleta de dados. Este instrumento investigou: as características dos docentes; as necessidades e fontes de informação dos mesmos; aspectos gerais reltivos ao uso de periódicos títulos mais usados, títulos considerados mais importantes, títulos assinados, motivos de uso; publicação de artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, dificuldade para acesso; aspectos gerais relativos ao uso de periódicos brasileiros: títulos conhecidos, títulos usados, títulos considerados mais importantes, número de artigos publicados, motivos de uso, forma de acesso e fatores que afetam seu uso. Utilizou-se, também, um formulário para identificação de características que podem interferir no uso dos periódicos nacionais, preenchido com base nos periódicos brasileiros selecionados como os mais significaticos da área de física Brazilian Journal of Physics e Revista Brasileira de Ensino de Física. Dos resultados encontrados, e com base na fundamentação teórica que detalha aspectos sobre necessidades e uso da informação e sobre periódicos científicos, conclui-se que os docentes de pós-graduação em física do Nordeste pouco usam os periódicos científicos brasileiros. Para suprir suas necessidades de informação, motivados principalmente pelo reconhecimento da comunidade científica, eles, preferencialmente, utilizam periódicos científicos estrangeiros, com destaque para os norte-americanos. Ainda em decorrência dos resultados obtidos, outras conclusões, relativas aos parâmetros pesquisados, são ressaltadas neste trabalho.
Abstract: For the development of technical and scientific activities some conditions are essential, such as the guarantee of easy access to information and facility in communication among researchers, specially in some areas like physics, which use formal communication, mainly through scientific journals. Given the increasing difficulty of obtaining information, faced by scientists in general, primarily for those who are inserted in public institutions at developing countries, this study analyses the use of Brazilian scientific journals of physics by professors involved in graduate programs at Brazilian Northeast region. The population is represented by the professors working in Northeasts graduate programs, comprising 84 individuals, and the scientific journals in physics. The investigation took into consideration: 1) a list of periodicals used for publication of scientific journals articles through Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); 2) citation of scientific journals observed in these articles, which were obtained through Web of Science; and 3) a list of scientific journals used by professors for teaching/research. Other data collected through a questionnaire were: characteristics of the professors; her needs and sources of information; general aspects related to the use of scientific journals frequency, importance, subscription, motives of use, publication of articles in Brazilian or in foreign scientific journals and difficulties for access; general importance of titles, number of published articles, motives of use, ways of access and influential factors in their use. A form was used for identification of chracteristics that could have influence the use of the most significant Brazilian scientific journals: Brazilian Journal of Physics and Revista Brasileira de Ensino de Física. In the results show that Brazilian scientific journals have a low use by professors of Northeasts graduate programs. To satisfy their information needs which are motivated mainly for the necessity of recognition by the scientific community, these professors use, primarly, foreign scientific journals especially North-American periodicals. Other conclusions related to the researched parameters are also presented in this work.
Subject: Periodicos brasileiros Fisica
Ciência da informação
Periódicos brasileiros
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XNBP
Issue Date: 2-Apr-2001
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