Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAQJS
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
Authors: Liliam Pacheco Pinto
First Advisor: Ricardo Rodrigues Barbosa
First Referee: Beatriz Valadares Cendon
Second Referee: Iris Barbosa Goulart
Third Referee: David Bomfin
Abstract: O presente trabalho é um estudo exploratório sobre a interpretação da informação do ambiente externo pelos gerentes. O ambiente foi dividido, para fins de análise, nos setores consumidor, concorrente, tecnológico, econômico, regulatório e sociocultural. Fez-se a análise da interpretação em duas etapas. Na primeira, foram caracterizados os setores do ambiente externo e as categorias utilizadas para este fim foram importância, taxa de mudança e grau de complexidade percebido nos diferentes setores pelos gerentes. Na segunda, foram apresentadas para interpretação dos gerentes notícias extraídas do jornal Gazeta Mercantil. As categorias utilizadas nesta etapa foram a natureza da informação (oportunidade ou ameaça), a relevância, a velocidade de impacto, o grau de urgência e a capacidade de reação. Os resultados do estudo revelam que a interpretação, além de inerente a qualquer ação humana, também é inerente a qualquer ação organizacional, podendo ser importante para as organizações na condução de seu processo decisório estratégico. A partir da análise dos dados, levantamos algumas sugestões de estudos futuros: estudar as percepções dos respondentes levando em conta os tipos de empresa, o setor de atuação profissional dos respondentes (marketing, RH, finanças etc.), idade dos profissionais; estudar a relação das percepções com as decisões tomadas; relacionar as percepções com o uso de fontes e comportamento de busca de informação. Pretende-se, com este trabalho, oferecer uma contribuição à Ciência da Informação relacionando-a à produção científica da Psicologia.
Abstract: This present work is an exploratory study in the field of science of information. It says about the interpretations managers do about the external environment. In this analysis the environment was divided in the consumers, competitors, technological, economic, regulatory and sociocultural sections. The analysis of the interpretations had two stages. In the first stage the sections of the external environment were categorized in importance, rate of changing and complexity, as viewed by the managers in the different sections. In the second stage news form "Gazeta Mercantil" (a specified business newspaper) were presented to the managers. The categories used in this stage were the nature of the information (threat or opportunity), the relevance, the velocity of impact, the urgency and the capacity of react. The results of the study show that interpretation, inherent to any human action, is also inherent to any organizational action, having the possibility to be important in the conduction of the process of taking organizational strategic decisions and to design information systems. 105
Subject: Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AAQJS
Issue Date: 18-Apr-2002
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
liliam_pacheco_pinto__2_.pdf65.27 MBAdobe PDFView/Open
liliam_pacheco_pinto.pdf50.38 MBAdobe PDFView/Open
disserta__o_liliam_pacheco_pinto.pdf115.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.