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dc.contributor.advisor1Ana Maria Pereira Cardosopt_BR
dc.contributor.referee1Helena Maria Tarchi Crivellaript_BR
dc.contributor.referee2Milton do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee3Jorge Tadeu de Ramos Nevespt_BR
dc.creatorHumberto Torres Marques Netopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T03:34:18Z-
dc.date.available2019-08-11T03:34:18Z-
dc.date.issued1999-06-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AZPSA-
dc.description.resumoPartindo dos pressupostos que o processo de produção de conhecimento passa necessariamente pela produção e recepção de textos, e que tal conhecimento é produzido através de processos informativos, nos quais o sujeito do conhecimento interage com os textos (ou dados) dando-lhes significado dentro de um contexto definido por um sistema, pôde-se verificar que atecnologia da informação cria novas condições para sua produção, deixando assim de ter uma conotação estritamento instrumental para constituir-se como fator determinante no processo. O trabalho foi desenvolvido a partir da observação e da análise da produção acadêmica de um grupo de alunos da disciplina de linguìstica 1 do curso de Letras da PUC-Minas do primeiro semestre letivo de 1998. A metodologia empregada conduziu a que os alunos produzissem um conjunto de textos tanto de forma manuscrita quanto eletronicamente atraves de um editor de textos. o processo de produção de cada atividade foi realizado em grupo, ou seja, criou-se condições para que esses alunos produzissem conhecimento de forma cooperativa. A interação intrínssica à cooperação ocorreu tanto através de discissões realizadas face a face quanto por intermédio de de um software de "bate papo virtual" (chat). Todos os trabalhos dos alunos foram avaliados por dois professoresde lingüística, o próprio professor da disciplina e um outro convidado, com intuito de garantir uma transparencia ao processo de avaliação. Os dados decorrentes da pesquisa mostraram quea utilização da tecnologia da imformação no processo de produção cooperativa de textos/ conhecimento pode criar alguns desafios para auniversidade contemporânea, pois torna-se necessário repensar o espaço de sala de aula, desenvolver tecnologias mais adequadas ao funcionamento de um grupo sob tais condições, bem como redefinir as categorias de avaliação utilizadas pelos professores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectlinguisticapt_BR
dc.subjectchatpt_BR
dc.subjecttecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectsalas de bate papopt_BR
dc.subject.otherTecnologia da informação Educaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInformática na educaçãopt_BR
dc.titleProdução de conhecimento na sociedade da informação: o papel da tecnologia da informação no processo de produção cooperativa de textos/ conhecimentospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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