Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AZQNZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alcenir Soares dos Reispt_BR
dc.creatorManoel Palhares Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:23:41Z-
dc.date.available2019-08-10T18:23:41Z-
dc.date.issued1998-07-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LHLS-6AZQNZ-
dc.description.resumoO trabalho apresenta a experiência de um banco público, BEMGE (Banco do Estado de Minas Gerais S.A.), na implantação de uma Central de Atendimento a seus empregados, como resposta às necessidades de informação referentes à Área de Recursos Humanos. Utiliza como referencial teórico as discussões relativas à Informação sob o foco da Ciência da Informação, incorporando, também, os aspectos relativos à Centrais de Atendimento (Help Desk, Telemarketing e Centrais de Informação) e à Cultura Organizacional, apontando possibilidades, limites e correlações entre esses tópicos. Procura identificar a contribuição que uma Central de Atendimento possibilita comoinstrumento para acesso e distribuição de informação, buscando apreender sua importância para a criação, a manutenção e mudanças de aspectos da cultura organizacional no tocante à disseminação de informações. Levanta questionamentos sobre o papel de uma Central de Atendimento ao servir a atores distintos - empregados e empregadores - apresentando a visão de seus diferentes tipos de usuários: os empregados e os gerentes da organização, os empregados e os gerentes da Área de Recursos Humanos, e os atendentes da Central. Procura, a partir dos dados da pesquisa, apontar para os estudiosos da Ciência da Informação, os desafios e possibilidades para o entendimento e uso do potencial desse instrumento para a disseminação e a democratização de informação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisseminação da informaçãopt_BR
dc.subjectInformação socialpt_BR
dc.subject.otherSistemas de recuperação da informaçãopt_BR
dc.subject.otherDisseminação seletiva da informaçãopt_BR
dc.titleDisseminação e democratização da informação: a experiência da Central RHAtendept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_palhares_1998.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.