Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-6BUPG9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lidia Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hélio Kuramotopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Luiza de Almeida Campospt_BR
dc.contributor.referee2Nair Yumiko Kobashipt_BR
dc.contributor.referee3Beatriz Valadares Cendonpt_BR
dc.contributor.referee4Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.creatorGercina Angela Borem de Oliveira Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T20:51:22Z-
dc.date.available2019-08-10T20:51:22Z-
dc.date.issued2004-04-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LHLS-6BUPG9-
dc.description.abstractThis study aims at the construction of a semantically structured conceptual model to help the organization and representation of human knowledge in hypertextual systems, based on the Theory of Facet Analysis and Conceptual Map. A second step in this study is the application of the semantic model to create a prototype called Hypertext Map (Mapa Hipertextual - MHTX) which will be used to implement the BTDECI UFMG (Thesis and Dissertation Library of UFMG´s School of Information Science). Hypertext systems, offsprings of the informational technology developed in the last two decades, have caused a revolution in information treatment concepts and procedures, ranging from new ways of information input, storage structures and retrieval processes.However, hypertext still poses some problems due to the great variability in the degree of efficiency in the retrieval process. These problems are often related to lack of criteria during the conception and initial steps of their construction. Authors interested on the the semantic development of hypertext (DUNCAN, 1989; SPITERI, 1997; ELLIS, 2000; CAMPOS, 2001; TUDHOPE, 2002) agree that the creation of more efficient hyperdocuments can be achieved with the application of principles such as (1) subject analysis, (2) knowledge representation, (3) interrelated links and (4) knowledge of the user´s needs. This study focuses on the application of the two principles, viewed under two specific theoretical references: facet analysis and conceptual map. It was chosen a single knowledge unit, namely a doctoral thesis on the own area of subject analysis (NAVES, 2000), to construct a conceptual model prior to technological implementation of its prototype. Facet analysis was used to categorize the index terms, established the relationship among them expressed by the links. Finally, conceptual mapping was applied to knowledge representation. In order to implement these processes into the prototype, two softwares were used: (1) Greenstone 2.50 to create the database and to create a hierachical navegational structure map of the thesis´s summary. (2) Inxight Star Tree Studio 3.0, to create a three-dimensional conceptual map.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa a construção de um modelo estruturado semanticamente para auxiliar a organização e representação do conhecimento humano estruturado em hipertextos, baseado nas teorias da análise facetada e do mapa conceitual. O segundo passo neste estudo é a aplicação do modelo semântico para criar um protótipo chamado MAPA HIPERTEXTUAL (MHTX): um modelo para organização hipertextual de documentos que deverá ser utilizado para implementar a BTDECI UFMG (Biblioteca de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG). Hipertextos, frutos da tecnologia informacional desenvolvidos nas duas últimas décadas, têm causado uma revolução nos conceitos e procedimentos no tratamento da informação, desde as novas técnicas de entrada de dados até as estruturas de armazenamento, passando pelos processos de recuperação. Entretanto, o hipertexto ainda apresenta problemas devido à grande variabilidade do grau de eficiência no processo de recuperação. Esses problemas estão comumente relacionados com a falta de critérios durante a concepção e os primeiros passos de sua construção. Os autores interessados no desenvolvimento semântico do hipertexto (DUNCAN, 1989; SPITERI, 1997; ELLIS, 2000; CAMPOS, 2001; TUDHOPE, 2002) concordam que a criação de hiperdocumentos mais eficientes pode ser mais facilmente atingida com a aplicação de princípios como (1) análise de assunto, (2) representação do conhecimento, (3) interrelacionamento entre os links e(4) conhecimento das necessidades do usuário. Este estudo está voltado para a aplicação de dois princípios, observados sob a luz de dois referenciais teóricos: a Análise Facetada, e o Mapa Conceitual. Foi escolhida uma única unidade de informação, que é uma tese de doutorado sobre o próprio tema da análise assunto (NAVES, 2000), para construir um modelo conceitual anteriormente à implementação tecnológica do seu protótipo. A análise facetada foi utilizada para categorizar os termos indexados, estabelecendo a relação semântica deconceitos e as relações entre eles expressas nos links. Finalmente, o mapa conceitual foi aplicado à representação do conhecimento. Para implementar esses processos no protótipo, dois softwares foram utilizados: (1) Greenstone 2.50, para criar a base de dados e criar umaestrutura navegacional hierárquica do sumário da tese; (2) Inxight Star Tree Studio 3.0, para criar um mapa conceitual tri-dimensional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise facetadapt_BR
dc.subjectOrganização do conhecimentopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectModelagem conceitualpt_BR
dc.subject.otherHipertexto (Sistema de computação)pt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherSistemas de recuperação da informaçãopt_BR
dc.titleMapa Hipertextual (MHTX): um modelo para organização hipertextual de documentospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
doutorado___gercina_angela_borem_de_oliveira_lima.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.