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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Eficácia de um programa de educação em saude e sentidos e significados atribuídos ao Diabetes Mellitus e aos cuidados com os pés por pacientes em risco
Autor(es): Ligia de Loiola Cisneros
Primeiro Orientador: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Primeiro Coorientador: Joel Alves Lamounier
Primeiro membro da banca : Egberto Ribeiro Turato
Segundo membro da banca: Oto Neri Borges
Terceiro membro da banca: Marco Aurelio Maximo Prado
Quarto membro da banca: Sandra de Fatima Pereira Tosta
Resumo: Diabetes mellitus é um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Dentre as complicações enfrentadas por sujeitos diabéticos, uma das mais freqüentes e incapacitantes é a síndrome do pé diabético que é a causa de ulcerações nos pés e amputações dos membros inferiores destes pacientes. A prevenção destes problemas é uma meta mundial. Neste sentido, os programas de cuidados com os pés, apresentam-se como possibilidade terapêutica. São objetivos deste estudo: a) avaliar a eficácia preventiva de um programa de educação para diabéticos em risco de ulceração e amputação em membros inferiores e b) investigar quais os sentidos e significados da doença Diabetes Mellitus para o paciente e seus familiares e como estes sentidos e significados podem interferir no resultado de um programa educativo para prevenção de problemas da síndrome do pé diabético. Foram estudados 53 diabéticos com risco de lesão nos pés. Foi utilizada tanto uma abordagem quantitativa, quanto qualitativa. A primeira, realizada através de um ensaio clínico randomizado, serviu para medir a eficácia de um programa de educação em saúde. A segunda, o modelo clínico-qualitativo, permitiu compreender os sentidos e os significados que os pacientes e seus familiares atribuiam ao Diabetes Mellitus e aos cuidados com os pés. No que se refere à ocorrência de lesão nos pés entre os grupos comparados, não houve diferença significativa. A incidência de lesão no grupo de intervenção foi de 38,1% contra 57,1% no grupo controle. Dos pacientes que apresentaram recorrência de lesão 83,3% pertenciam ao grupo controle contra 16,7% do grupo de intervenção, diferença estatisticamente não significativa (p = 0,119). Na tábua de vida para o tempo de ocorrência de lesão, ao final de 1 ano de estudo, pacientes do grupo de intervenção mostraram 75% de probabilidade de se encontrarem sem lesão contra 61% do grupo controle. Há uma tendência de menos tempo de sobrevida entre os pacientes do grupo controle, embora o teste para comparação das curvas não forneça um resultado significativo estatisticamente (p = 0,362). Na escuta da vivência dos sujeitos ficou claro que cada um mergulhou, de seu jeito, na doença, com o seu próprio saber, seus desejos, ali imersos, tentando sobreviver à um mal cuja gestão é complexa, vitalícia e traz muitas perdas. As narrativas mostraram que por trás do doente existe um universo de interações por meio do qual os sujeitos conversam sobre si, com seus cuidadores, sobre o cuidados a serem adotados.Diferenças entre os grupos na prevenção da ocorrência e recorrência de lesões não foi estatisticamente significativa. Contudo, este resultado deve ser interpretado com cuidado. O ensaio clínico pode não o melhor delineamento para medir a eficácia de programas educativos para pacientes. A prevenção das complicações para pessoas diabéticas com risco de lesão nos pés é um processo complexo e multifatorial assim como a doença e sua gestão. As respostas aos problemas criados pelo Diabetes Mellitus constituem-se socialmente e remetem a um mundo de praticas, crenças e valores. Os filtros cognitivos, sociais e afetivos dos sujeitos pacientes devem ser considerados na elaboração dos programas de cuidados para a saúde, pois determinam a forma como estes recebem e processam informações. O conhecimento do diagnóstico de Diabetes Mellitus provoca uma reorganização na vida não só do paciente como também de seus familiares. Muitos pacientes necessitam da ajuda de terceiros para realizar os cuidados com os pés. Portanto, a educação terapêutica deve dirigir-se também aos familiares/cuidadores. De uma visão fragmentada do sujeito chegamos a uma dimensão mais complexa. Do cuidado dos pés ao sujeito em sua plenitude, lutando para sobreviver apesar das adversidades que a vida lhes prega.
Abstract: Diabetes Mellitus is an important public health problem in all countries of the world. Among all the complications faced by diabetics, one of the most frequent and disable is the diabetic foot syndrome, the precursor to lower- extremity amputation in these patients. The prevention of this outcome is an aim world wide. To achieve this target, foot care program, can be a therapeutic possibility. This study was designed a) to evaluate the preventive efficacy of an educational program to diabetics at risk of foot ulceration and lower-extremity amputation and b) to investigate the sense and meaning of the diabetes disease to the patients and their families and how an educational program influences prevention of the diabetic foot syndrome complications.Investigations were carried out in a total of 53 patients with diabetes mellitus, identified at risk of foot lesions. Both quantitative and qualitative study were conducted. A randomized controlled trial was designed in order to measure the efficacy of an educational program. The clinical-qualitative method provides the understanding of the senses and the meanings attributed to diabetes and foot care by the patients and their families. There were no significant differences in the occurrence of foot ulceration between the groups: in the intervention group the rate of incidence of ulcers was 38.1% compared with 51.1% in the control group. Although, 83.3% of the patients who presented an ulcer relapse were allocated in the control group versus 16.7% from the intervention group, the difference was not significant (p = 0.119). The life table analysis showed that, one year of study in the intervention group, patients had a probability of 75% to have no one occurrence of ulcer compared with 61% of the control group. It was noticed a tendency in the control group to survive a shorter time without an ulcer but the test to compared curves of expectancy of surviving had not showed a statistically significant difference (p = 0.362). Listening to the patients experiences revealed that each one of them plunged into the Illness in a particular way, by each one´s knowledges and desires, trying to survive on a complex management, lifelong and damageable disease. Their testimonies showed an universe of hidden interactions behind the patients through their dialogs with their caretakers about the necessary work to be adopted to cope with the disease.The differences between the groups in preventing ulcers occurrence and relapses were not statistically significant. However, this evaluation should be interpreted with caution. The clinical trial can not be the best method to measure the efficacy of an educational program for patients. The prevention of foot complications for diabetics is a complex and multi factor process, as the disease and its management. The responses to restraints caused by the diabetes are socially formed, pointing us to a world of actions, beliefs and values. The cognitive, socials and affectives filters of the patients must be considered in preparing the health care program as they determine the way the individuals will receive and interpret these informations. The diagnosis of Diabetes Mellitus implies in a rearrangement of the patient´s life and their families. Many diabetics need help to take care of their feet. Therefore, the therapeutic education must be also oriented to family members/caretakers . We came from a reduced vision of the patient to a more complex dimension. From care of his/her foot to a person´s plenitude, fighting to survive despite all the adversities of life.
Assunto: Doenças  Tratamento 
Diabetes
Educação  Saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LLCS-6M2NWE
Data do documento: 21-Dez-2005
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