Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBPHYK
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas artísticas horizontais: o trânsito entre o grupo ZAP 18 e o bairro Serrano
Autor(es): Gustavo Falabella Rocha
Primeiro Orientador: Monica Medeiros Ribeiro
Resumo: Há 15 anos no bairro Serrano, na periferia de Belo Horizonte, o grupoteatral ZAP 18 (Zona de Arte da Periferia) desenvolve seu trabalho artístico, calcado numa pesquisa que pensa a partir da relação entre teatro e realidade(s). Um dos resultados da prática do grupo é o espetáculo 1961-2009, criado em 2009, que tentou retratar a história do Brasil da década de 1960 até a atualidade. O espetáculo cumpriucarreira de seis anos e serviu, nessa pesquisa, como articulador para a compreensão da relação da ZAP 18 com o bairro Serrano. A pergunta que moveu a pesquisa aqui apresentada foi: como a experiência criativa do espetáculo 1961-2009 influenciou a relação do grupo com o bairro e demarcou um retorno de uma nova relação com a cidade? Para responder tal indagação estudei a trajetória de seis anos de 1961-2009,que contou com várias versões ao longo de sua carreira, adaptadas ao tempo em que suas temporadas aconteceram, por meio de estudo e análise dos cadernos coletivos do processo de criação, chamados pelo grupo de cadernos de protocolo. Também foram realizadas entrevistas com alguns dos artistas envolvidos e minha rememoração pessoal de artista pesquisador, como agente participante da história aqui analisada. Diante disso, vemos que o processo criativo, radicalmente horizontal, da construção de 1961-2009 foi um marco importante na trajetória do grupo. Além disso, a atuação da ZAP 18 no bairro e sua relação com os vizinhos forjam o que pode ser chamado de lugar de poéticas políticas próprias. Finalmente, ao discutir o estágio atual daprodução artística do coletivo ZAP 18, entendo, a partir das ideias de Hakim Bey, que o espaço pode ser apontado como levante artístico, isso é, experiências artísticas efêmeras, que têm o espaço da ZAP 18 como ponto de partida e que podem proporcionar experiências espaciais múltiplas.
Abstract: For fifteen years in Serrano neighborhood, in periphery of Belo Horizonte, the theater group ZAP 18 (Artistic Peripheral Zone) develops its artistic work, based on a research that thinks the bond between theater and realities. One of the practical results of the groups research is the play 1961-2009, from 2009, that tried to portray Brazilian History from de 1960s to the upcoming days. The play fulfilled a six-year career and was used here in this research as an articulator to comprehend therelationship between ZAP 18 and the Serrano neighborhood. The question that has moved the research here presented was: How the creative experience of 1961-2009 has influenced the bond between the group and the neighborhood and has it delineated a return of a renewed relationship between ZAP 18 and the city of Belo Horizonte? To answer this inquiry I have studied 1961-2009 six-year-career, that had differentversions through time, usually adapted to the context in which the seasons of the play took place. In order to bring back memories of the play and the creative process, I have looked into the Protocol Notebooks, a collective tool to register the rehearsals and performances of the play. I also have interviewed some of the artists involved in the process and I have used my personal memories as researcher, artist and activeagent present throughout the entire process analyzed here. Having that in mind, we realize that the creative process, radically horizontal, of 1961-2009 was a cornerstone in the groups path. Furthermore, the work of ZAP 18 in Serrano and its bond with the neighbors forge what could be named place of self-political poetics. At last, considering the current artistic production of the group, and bringing up some ideas from Hakim Bey, I point out that ZAPs headquarters could be seen as an artisticuprising, that is, where sudden artistic experiences take place, providing multiple spatial practices
Assunto: Teatro
Representação teatral
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBPHYK
Data do documento: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tf_final_0404.pdf16.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.