Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBWFXB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lucia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee1Erika Saverninipt_BR
dc.contributor.referee2Maurício Silva Ginopt_BR
dc.creatorAnderson Carlos Ribeiro de Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T10:19:10Z-
dc.date.available2019-08-10T10:19:10Z-
dc.date.issued2018-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBWFXB-
dc.description.abstractThis research analyzes some of the movies of the British filmmaker Christopher Nolans (1970-) work, thinking about his narrative strategies, built in order to incite the involvement of the viewer with the characters innermost feelings. For that, the filmmaker creates complex narrative structures that, in many examples, escape the usual with fragmented and non-chronological editing, doing the part of potentialize the public self-identification with the story and the main characters tragedies. Its evident that this feature presents as a constant in the directors filmography. As a profile, its been decided to investigate more deeply two of the works in which these features appear in a more outstanding way: Memento (USA, 2000) and Inception (USA/United Kingdom, 2010).pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa filmes da obra do cineasta britânico Christopher Nolan (1970-), refletindo sobre as estratégias narrativas empregadas, construídas no sentido de suscitar o envolvimento do espectador com os sentimentos mais intrínsecos de suas personagens. Para isso, o cineasta elabora complexas estruturas narrativas que, em diversos casos, fogem do convencional, com montagens fragmentadas e não cronológicas, exercendo a função de potencializar a identificação do público com a história e os dramas dos protagonistas. Verifica-se esta característica como uma constante na filmografia do diretor. Como recorte, optou-se por investigar mais profundamente duas obras em que estas características aparecem de forma mais marcante: Amnésia (Memento, EUA, 2000) e A Origem (Inception, EUA/Reino Unido, 2010).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChristopher Nolanpt_BR
dc.subjectEstratégias narrativaspt_BR
dc.subjectCinema industrialpt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subject.otherNarrativa no cinemapt_BR
dc.subject.otherDiretores e produtores de cinemapt_BR
dc.subject.otherIndústria cinematográficapt_BR
dc.subject.otherNolan, Christopher , 1970-pt_BR
dc.titleEstrutura narrativa como potencializadora do envolvimento com a personagem em filmes de Christopher Nolanpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_andersoncrcastro.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.