Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBWFXB
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Lucia Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Erika Savernini | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maurício Silva Gino | pt_BR |
dc.creator | Anderson Carlos Ribeiro de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T10:19:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T10:19:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBWFXB | - |
dc.description.abstract | This research analyzes some of the movies of the British filmmaker Christopher Nolans (1970-) work, thinking about his narrative strategies, built in order to incite the involvement of the viewer with the characters innermost feelings. For that, the filmmaker creates complex narrative structures that, in many examples, escape the usual with fragmented and non-chronological editing, doing the part of potentialize the public self-identification with the story and the main characters tragedies. Its evident that this feature presents as a constant in the directors filmography. As a profile, its been decided to investigate more deeply two of the works in which these features appear in a more outstanding way: Memento (USA, 2000) and Inception (USA/United Kingdom, 2010). | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa filmes da obra do cineasta britânico Christopher Nolan (1970-), refletindo sobre as estratégias narrativas empregadas, construídas no sentido de suscitar o envolvimento do espectador com os sentimentos mais intrínsecos de suas personagens. Para isso, o cineasta elabora complexas estruturas narrativas que, em diversos casos, fogem do convencional, com montagens fragmentadas e não cronológicas, exercendo a função de potencializar a identificação do público com a história e os dramas dos protagonistas. Verifica-se esta característica como uma constante na filmografia do diretor. Como recorte, optou-se por investigar mais profundamente duas obras em que estas características aparecem de forma mais marcante: Amnésia (Memento, EUA, 2000) e A Origem (Inception, EUA/Reino Unido, 2010). | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Christopher Nolan | pt_BR |
dc.subject | Estratégias narrativas | pt_BR |
dc.subject | Cinema industrial | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa no cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Diretores e produtores de cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Indústria cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.other | Nolan, Christopher , 1970- | pt_BR |
dc.title | Estrutura narrativa como potencializadora do envolvimento com a personagem em filmes de Christopher Nolan | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_andersoncrcastro.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.