Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBWJGK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Coleções de passagem: o processo de construção de coleções pessoais a partir da análise de acervo do colecionador Milton Ferreira
Authors: Fernanda Cecilia Campos Coimbra
First Advisor: Maria do Carmo de F Veneroso
First Referee: Mabe Machado Bethonico
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Third Referee: Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Abstract: O estudo consiste na análise do processo de construção de coleções pessoais, tendo como objeto de estudo a casa do colecionador Milton Ferreira, localizada no interior da cidade de Arcos, em Minas Gerais Brasil. A casa abriga diversas coleções relacionadas à memória pessoal do colecionador, remetendo também a uma memória coletiva da família e dos moradores de sua própria cidade natal, Arcos. Ao circular pela casa, vemos objetos impregnados de memórias. Milton Ferreira abusa na quantidade, utilizando uma gigantesca variedade de materiais e imagens. É possível identificar pequenas coleções, como por exemplo, de relógios, facas, ferramentas, panelas, fotografias e outros, que no todo acabam diluídos em um grande acervo pessoal. A atenção do espectador se perde ao tentar identificar todos os detalhes e o olhar passa a se concentrar no conjunto. Porém, o acúmulo de objetos, de alguma maneira, não despersonaliza o ambiente, elecontinua aparentando e existindo como uma casa de uso cotidiano, havendo sempre convivência e equilíbrio entre as coleções e o espaço. A partir da ação de extrair objetos e imagens de seus contextos, é possível perceber que o colecionador propõe, mesmo que de uma maneira inconsciente, uma nova lógica para os objetos, expondo suas coleções nas paredes e tetos da casa. As questões pertinentes à memória são bastante evidentes no trabalho do colecionador, especificamente na relação que produz na noção da memóriacomo acúmulo.Dessa forma, a pesquisa pretende investigar o processo de construção das coleções presentes na casa de Milton Ferreira, com o intuito de criar um diálogo com obras da arte contemporânea, que através de coleções, também trazem à tona como temática a memória, o arquivo e o esquecimento. Tem como objetivo, ainda, propor um diálogo entre os antigos gabinetes de curiosidade e o arquivo de Milton Ferreira e de outros colecionadores e artistas contemporâneos, a fim de levantar questões sobre qual seria o fator motivador para a construção de coleções e sobre as relações entre elas. A pesquisa tem como resultado prático artístico a construção de um filme documentário, a fim de apresentar as relações propostas entre o processo de análise das coleções pessoais de Milton Ferreira e o contexto artístico contemporâneo. E portanto, também pretende propor novas reflexõessobre a necessidade pessoal de se construir coleções pessoais, bem como ampliar o debate em relação ao conceito de arte e de como se dá a recepção de um objeto do uso cotidiano como uma obra de arte.
Abstract: The study consists in the analysis of the process by construction of collections and self archivation, with the objective of study the house of the collector Milton Ferreira, located in the interior of the city of Arcos, in Minas Gerais - Brazil. The house shelter many collections related to the personal memory of the collector, reffering too a colletive familiar memory and of the residents of him hometown, Arcos. Walking by the house, wesee objects full by memories. Milton Ferreira abuses in the amount, using a giant variety of materials and images. It is possible to identify littles collections, for example, of clocks, knifes, tools, pans, photographs and others that, end diluted in a big personal collection. The attention of the viewer it is lost by trying to identify all the details and the view passesby like in the set. But, the accumulation of objects, in a way, does not depersonalize the ambient, it stays appearing and existing like a home, having always balance by the collections and the space. By the action of extracting objects and images of them contexts, it is possible to see that the collector proposes, in a unconscious way, a new logic to this objects and images, exposing them collections in the walls and ceiling of the house. The pertinent questions by the memory are evident in the work of the collector, specifically in the relation that produces in the memory of the accumulation. In this way, this search intents to investigate the process of construction of the collections in the house of Milton ferreira, whit the intent of create a dialogue with works of contemporary art that, by the collections, bring to front like thematic, the archive and the forgetfulness. Have like a goal propose a dialogue by the old cabinets of curiosities andthe archive of Milton ferreira and other collectors and contemporary artists, intending to present the relations proposed by the process of analises of the personal collections of Milton Ferreira and the contemporary context of arts. It intents too propose new reflectionsby the necessity of construct personal collections and amplify the debate in relation of the concept of art and how happens the reception of a object with normal use like a work of art.
Subject: Memória
Colecionadores e coleções
Arte brasileira
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBWJGK
Issue Date: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
fernanda_coimbra_colecoes_de_passagem_eba_2018.pdf269.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.