Processos coletivos no teatro para crianças: dramaturgia, encenação e suas relações autorais

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Tese de doutorado

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Primeiro orientador

Membros da banca

Maria Cristina Soares de Gouvea
Eugenio Tadeu Pereira
Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Paulo Ricardo Merisio

Resumo

Estudo dos processos cênicos e dramatúrgicos de três espetáculos de teatro para crianças realizados em Belo Horizonte/MG, entre 2007 e 2012: Circo do Lixo (2007), Pra Lá do Arco-Íris (2011) e O Mistério da Bomba H____ (2012). Para tanto, foi realizado um cotejamento entre essas montagens tendo como foco comum de análise o fato de, em todas elas, a escritura (ou reescritura) do texto dramatúrgico ter sido realizada de maneira coletiva pelos participantes do processo de criação cênica. A dramaturgia aqui é compreendida como trama composta para dar base à encenação, que também constrói signos que ajudam a tecer, em cena, essa mesma trama. Investigou-se quais foram os procedimentos de criação e/ou recriação dramatúrgica utilizados nesses espetáculos e de que maneira essa dramaturgia foi sendo constituída por meio do processo de montagem cênica. Para isso, foram realizadas análises dos espetáculos e entrevistas com os participantes das montagens, nas quais foram abordadas questões acerca da comunicação cênica com crianças e das metodologias de criação dramatúrgica utilizadas.

Abstract

Study of the scenic and dramaturgical processes of three theater shows for children held in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, between 2007 and 2012: Circo do Lixo [Trash Circus] (2007), Pra Lá do Arco-Íris [Beyond Rainbow] (2011), and O Mistério da Bomba H______ [The Mystery of the 'Chicken' H-Bomb] (2012). To this end, we conducted a mutual comparison between these assemblies having one common focus of analysis the fact that in all of them, the writing (or rewriting) of dramaturgical text have been held collectively by the participants of the scenic creation process. The dramaturgy here is understood as plot made to underpin the staging, which also builds signs that help weave on the scene, this same plot. We investigate what procedures creation and/or recreation dramaturgical used in these shows and how this drama was coming to life through the scenic assembly process. For this, we conducted analysis of performances and interviews with the participants of assemblies, in which questions were raised about the scenic communication with children and the dramaturgical creation methodologies used.

Assunto

Teatro infanto-juvenil, Teatro, Representação teatral, Criação (Literária, artística, etc)

Palavras-chave

Teatro para crianças, Dramaturgia, Encenação, Metodologias de criação cênica, Processos cênicos coletivos

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