Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBZPR2
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A imagem da mulher no cinema da Alemanha Oriental
Autor(es): Alexandre Martins Soares
Primeiro Orientador: Luiz Roberto Pinto Nazario
Primeiro membro da banca : Elcio Loureiro Cornelsen
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Terceiro membro da banca: Charles Antônio de Paula Bicalho
Quarto membro da banca: Marcelo La Carretta Enrique López da Cunha Pereira
Resumo: Após a queda do Muro de Berlim, os filmes da Deutsche Film AG (DEFA), a empresa cinematográfica estatal da então República Democrática Alemã (RDA), ou Alemanha Oriental, passaram a ser redescobertos por pesquisadores ocidentais. Verificou-se a existência dos chamados Frauenfilme, ou filmes sobre mulheres, também no Leste alemão, o que já compunha uma tradição fílmica reconhecida na produção do Cinema Novo da então República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental. Após a Reunificação alemã, a DEFA encerrou suas atividades e deixou como legado mais de quarenta anos de produção de filmes longas-metragens ficcionais, curtas-metragens, de animações e documentários ainda pouco pesquisados no exterior, e praticamente desconhecidos no Brasil. Em meio à sua produção audiovisual sectária de propaganda socialista, submetida à política cultural do Partido Socialista Unificado da Alemanha ou Partido da Unidade Socialista da Alemanha (Sozialistische Einheitspartei Deutschlands SED), podem ser encontrados filmes de qualidade técnica e artística. Alguns desses, principalmente os Frauenfilme, são ambíguos, pois buscaram legitimar o regime do SED ao mesmo tempo em que a ele fizeram crítica velada. Estudiosos apontam para a DEFA como parte de uma importante tradição não só do cinema alemão e do extinto bloco soviético, como também da história cinematográfica mundial. Pretendemos mostrar na presente tese, que uma vertente central de filmes narrativos ficcionais da extinta empresa estatal alemã-oriental é articulada por histórias da individualidade feminina.
Abstract: After the fall of the Berlin Wall, the films of Deutsche Film AG (DEFA), the State film company of the former German Democratic Republic (GDR), or East Germany, began to be rediscovered by Western researchers. It was verified the existence of the so-called Frauenfilme, or movies about women, also in the East, what was already a film tradition recognized in the production of the New Cinema of the then Federal Republic of Germany (FRG), or West Germany. After German reunification, DEFA disbanded and left behind more than forty years of movie-making feature films, short films, animations and documentaries still poorly researched abroad and virtually unknown in Brazil. Among their sectarian socialist propaganda in audiovisual production, subjected to cultural policy of the Socialist Unity Party of Germany (Sozialistische Einheitspartei Deutschlands-SED), technical and artistic high quality films can be found. Some of these films, especially Frauenfilme, are ambiguous, as it sought to legitimize the SED regime at the same time that made veiled criticism to him. Scholars point to the DEFA as part of an important tradition of not only German cinema and the former Soviet bloc, as well as the world cinematographic History. We intend to show in this thesis (The Image of the Woman in the Cinema of East Germany), that an important part of the former East German State company feacture fiction films is articulated by stories of feminine individuality.
Assunto: Cinema alemão
Crítica cinematográfica alemã
Mulheres no cinema
Cinema feminista
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBZPR2
Data do documento: 3-Jul-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_alexandre_tese_mulher_cinema_alemanha_oriental_para_biblio_eba_ufmg.pdf8.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.